Compartilhe

açúcar na alimentação

Açúcar na alimentação: como ser saudável sem prejuízos

Promoção da saúde nas empresas

Quando pensamos em reeducação alimentar, dieta ou alimentação saudável, somos automaticamente levados a pensar que o açúcar não faz parte da rotina. É um pensamento lógico, mas esse ingrediente não pode ser removido completamente e nem de forma abrupta. 

A recomendação diária de ingestão de açúcar é de 50 gramas, segundo a OMS, se conseguíssemos reduzir este consumo para 25 gramas seria ainda melhor para a nossa saúde. Mas para se ter ideia, o brasileiro consome 80 gramas diárias, ou seja, acima do limite definido como ideal. 

Se você deseja saber como melhorar a sua alimentação e ainda manter o açúcar de forma saudável, fique aqui, ajudaremos você.

Impactos do consumo 

O consumo excessivo do açúcar gera impactos na nossa saúde, já que ele é um dos principais responsáveis pela obesidade e diabetes, ambas consideradas epidemias globais pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando falamos sobre ingestão de açúcar, não é somente o açúcar “puro”, o refinado, mas sim alimentos que se transformam em glicose em nosso organismo, como refrigerantes, bebidas adoçadas, bolachas recheadas, alimentos industrializados e outros. 

Para aqueles que consomem o açúcar de forma exagerada, o primeiro reflexo é o visual, ou seja, o ganho de peso, aumento da circunferência abdominal. Quando esse mau hábito fica visível, é hora de rever o comportamento, entenda.

De acordo com os dados apresentados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2020, 60,3% da população adulta apresenta excesso de peso, o que representa cerca de 96 milhões de pessoas – 62,6% em mulheres e 57,5% em homens.

Estes dados são reflexos de altas doses de açúcar presente em produtos que nem sequer imaginamos e que fazem parte do nosso dia a dia. Em muitos casos, o açúcar acaba atuando como grande vilão no nosso organismo, sendo facilitador de muitos problemas de saúde, uma vez que o consumo de açúcar refinado colabora para o aumento dos níveis de gordura no nosso organismo, inclusive aquela que fica armazenada no fígado. 

Além disso, também pode contribuir para o agravamento de quadros relacionados a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, esteatose hepática e doenças cardiovasculares.

Então por que diminuir e não cortar o açúcar de vez?

A briga com a balança é um fato comum e conhecido na vida de muitos brasileiros e brasileiras. Um dos primeiros hábitos realizados é remover abruptamente todo e qualquer tipo de açúcar da dieta. Essa prática não deve ser considerada, já que o corte radical de açúcar da dieta é ineficaz e causa prejuízos à saúde. 

Por que sofremos com a diminuição do açúcar? O açúcar e carboidratos funcionam no nosso organismo como fontes de energia. Quando ingerimos o alimento, a dopamina age e o corpo produz hormônios que dão a sensação de alegria. E assim constrói-se um ciclo que pode levar à dependência, a vontade difícil de ser controlada de desfrutar das mesmas sensações novamente. 

Cortar os estímulos de uma vez, portanto, resultaria em sintomas de abstinência, e outros sintomas como alteração no humor, fadiga, dor de cabeça que podem evoluir para quadros mais graves.

Diante deste cenário, ficou claro compreender porque não devemos remover o açúcar de uma vez por todas da nossa vida, mas como diminuir o consumo? O melhor caminho para seguir é optar por continuar ingerindo, mas por meio de alimentos mais saudáveis, como, por exemplo, frutas, legumes, cereais integrais e grãos.

Abaixo separamos algumas indicações para colocar em prática:

  • Evite refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas industrializadas; 
  • Retire ou reduza os produtos ultraprocessados da alimentação;
  • Troque o açúcar tradicional pelo demerara ou adoce alimentos com mel;
  • Aproveite o açúcar natural dos alimentos, como a frutose presente nas frutas;
  • Prefira carboidratos complexos, como alimentos integrais.

DICA 💡: Na hora de procurar ingredientes nos rótulos dos alimentos, o açúcar pode ser encontrado com os seguintes nomes: açúcar, açúcar invertido, açúcar turbinado, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, entre outros.

Mudanças no corpo com a diminuição no consumo de açúcar

1. Possível redução de peso

Quando cortamos o consumo do açúcar, mesmo que por alguns dias, é possível perceber algumas mudanças em nosso aspecto físico. Dependendo de como é o seu consumo, pode haver uma redução de peso, pela diminuição de calorias.

2. Melhora na disposição para encarar as atividades

Se o seu objetivo na busca pela redução de açúcar é para ter mais ânimo para encarar a rotina, o corte do açúcar também pode ser algo benéfico, já que a ingestão de açúcar reduz o funcionamento de neurotransmissores responsáveis por nos manter em alerta e em atividade.

3. Melhora nas oscilações de humor

Você costuma sofrer com alterações de humor no dia a dia? Você pode se beneficiar com a diminuição do açúcar da dieta, pois o açúcar leva à irritabilidade, confusão mental e cansaço, prejudicando os quadros de TPM ou de depressão.

4. A pele fica com mais elasticidade e aspecto saudável

Para evitar o surgimento de cravos, espinhas e deixar a pele com mais firmeza e um aspecto saudável, é muito indicado reduzir o consumo de carboidratos refinados. 

5. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Um benefício muito importante da redução no consumo de açúcar é o reforço das nossas defesas. Fazendo isso, há uma melhora no funcionamento intestinal e na regularização da nossa microbiota.

Você pode perceber que pequenas mudanças na forma de se alimentar ajudam a diminuir o açúcar e garantem mais saúde na sua vida. 

O sesi + saúde conta com serviços relacionados à nutrição. Se você deseja iniciar uma reeducação alimentar, nós temos um Livro de Receitas Saudáveis disponível aqui.  Neste link você também encontra mais informações sobre nossos serviços de nutrição. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem está com dificuldades de diminuir o açúcar.