Compartilhe

Vacina HPV

Vacina HPV: informações importantes e onde encontrar

Saúde assistencial

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ainda possuem grande estigma na sociedade. Por esse motivo, a discussão sobre os métodos de prevenção também é prejudicada, interferindo negativamente na baixa adesão da imunização contra doenças que possuem vacinas disponíveis, como é o caso do HPV.

O HPV (Papilomavírus Humano) é responsável pela  infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e está associado ao desenvolvimento do câncer do colo de útero e outros tumores. Apesar de ser muito associado à saúde das mulheres, pode também afetar os homens. É por isso que, independentemente do gênero, a vacina do HPV é amplamente recomendada.

Como o principal meio de transmissão desse grupo de vírus são as relações sexuais, a imunização é orientada principalmente para meninas e meninos na fase da pré-adolescência e início da adolescência, antes da exposição. Contudo, pessoas de qualquer idade podem se imunizar.

Apesar de não haver um tratamento específico para o vírus, ele pode ficar meses (e até anos) de forma latente no organismo. A diminuição da imunidade pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões (em forma de verrugas) , exigindo tratamento específico para sua remoção e controle.

Subtipos de HPV

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), existem mais de 150 subtipos de HPV, classificados em grupos de baixo risco para desenvolvimento de câncer e alto risco.

No grupo de alto risco, 12 tipos são destacados (16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59), sendo os subtipos 16 e 18 responsáveis por, aproximadamente, 70% dos casos de câncer do colo de útero em todo o mundo.

Vacina contra o HPV disponível nas clínicas do sesi + saúde protege contra os principais subtipos

Atualmente, existem dois imunizantes disponíveis para a prevenção contra o HPV, protegendo contra os principais subtipos graves.

O primeiro é o imunizante HPV4, disponível no SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos,  imunossuprimidos e vítimas de abuso sexual, que protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18).  

O segundo imunizante é o HPV9, que além de proteger contra os mesmo subtipos virais da HPV4, ainda protege contra os tipos  31, 33, 45, 52 e 58. Este é o imunizante disponível nas clínicas do sesi + saúde.

Vacina HPV: benefício para trabalhadores de indústrias e dependentes

Trabalhadores de indústrias e seus dependentes têm preços especiais em nossas clínicas. Para aproveitar, basta apresentar um documento que comprove o vínculo de emprego, como o crachá ou a carteira de trabalho.

Além desses, alunos da Escola SESI – bem como seus responsáveis e irmãos – também podem aproveitar preços especiais. Neste caso, basta comparecer à clínica com algum documento que ateste o vínculo escolar.

Tags