Compartilhe

Benefícios da ginástica laboral

Conheça 5 benefícios da ginástica laboral para o home office

Segurança e saúde no trabalho

Desde que a pandemia de covid-19 começou e a modalidade remota de trabalho foi adotada, os benefícios da ginástica laboral para o home office também foram percebidos.

Com a necessidade de isolamento social provocado pela pandemia, diversas empresas estimularam seus colaboradores a trabalharem de casa. Além de diminuir os riscos de contaminação da doença, essas organizações puderam perceber também uma maior economia ao diminuir gastos com infraestrutura.

Contudo, ao começar o home office, muitos trabalhadores não possuíam equipamentos adequados para a realização do trabalho, bem como passaram a adotar hábitos mais sedentários, o que aumenta as chances de desenvolver doenças ocupacionais.

Fato é que ninguém estava preparado para este cenário e a necessidade das organizações fomentar hábitos saudáveis entre os colaboradores cresce cada vez mais – seja devido ao estresse, à falta de atividades físicas e à mobilidade no dia a dia. 

Dessa forma, os benefícios da ginástica laboral se mostraram muito importantes nesse período de adaptação. Neste texto vamos falar sobre cinco deles e como você pode estimular essa prática entre os trabalhadores da sua empresa.

1. A ginástica laboral mantém a produtividade do trabalhador em home office 

Devido às suas agendas lotadas e à correria diária, os profissionais acabam deixando as atividades físicas de lado. Reservar um tempo para elas ajuda a diminuir o esgotamento mental  e o cansaço. E não só isso: segundo  um artigo da Health Ambition, os  exercícios alimentam o cérebro,  fazendo-o funcionar com capacidade  total, o que promove: 

  • Redução do estresse crônico e natural; 
  • Combate à fadiga; 
  • Melhoria da qualidade do sono; 
  • Capacidade de energia; e 
  • Liberação de endorfina, que melhora o humor. 

2. Redução do estresse

O cenário atual alterou a dinâmica de trabalho e tornou o home office a modalidade do momento. Nessas condições, a separação entre casa e trabalho muitas vezes passa a não existir. Este cenário favorece a imposição de cargas de trabalho maiores, afetando tanto o físico quanto o emocional do trabalhador – o que impacta direta e negativamente em sua saúde.

Medo de demissão, sobrecarga de trabalho (doméstico e organizacional) e claro, os riscos de contaminação e transmissão da covid-19 para a família leva ao aumento do estresse.

3. Exercícios físicos ajudam a atenuar a ansiedade

Para John J. Ratey, psiquiatra e colunista na Harvard Health, os exercícios físicos ajudam a melhorar a ansiedade pelas seguintes razões: 

Ao fazer atividades físicas, você desvia a  atenção do que está te deixando ansioso; 

Movimentar-se faz com que a tensão  muscular diminua, retirando a contribuição  do corpo na ansiedade; 

O aumento da frequência cardíaca altera a química do cérebro, disponibilizando  importantes neuroquímicos anti-ansiedade, como a serotonina, por exemplo;

O exercício regular cria recursos que  reforçam a resiliência contra nossas  emoções difíceis de lidar. 

4. Sensação de pertencimento à empresa 

As atividades online da ginástica laboral  promovem momentos de diversão e saúde que, no trabalho remoto, passam a  ser uma rotina para aumentar os laços de  amizade e confiança entre os colegas –  seja com aulas ao vivo, ou gravadas. 

Um estudo da Work Human  indica que o sentimento de pertencimento é realmente capaz de  aumentar a performance dos trabalhadores, uma vez que eles encontram confiança no time para  vestir a camisa da empresa, além de se  sentirem muito mais felizes e motivados.  

5. Atuação proativa e preventiva aos agravos à saúde

Entre os principais objetivos da ginástica laboral está a melhora na saúde e na qualidade de vida. Ao realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, é possível evitar lesões devido aos esforços repetitivos e outras doenças.

Por meio dos alongamentos, é possível manter uma melhor postura e diminuir os riscos de desenvolver problemas de circulação.

O SESI + Saúde pode ajudar você e sua empresa!

Na ginástica laboral promovida pelo SESI + Saúde, é possível elaborar atividades que englobem pausas regulares, técnicas de relaxamento, exercícios compensatórios, ações educativas em estilos de vida ativos e saudáveis e muito mais!

Nossos profissionais de saúde do SESI podem customizar e personalizar o programa da GL para garantir a efetiva promoção e proteção à saúde das  pessoas neste momento crítico considerando suas  particularidades e sua rotina de trabalho remoto.

Benefícios da ginástica laboral: quem pratica, percebe

“Neste momento de home office atuando pela Euax, acho super bacana o fato de permanecermos realizando as aulas de ginástica laboral do Sesi. Sempre que minha agenda permite eu participo e gosto muito. Acho a professora muito competente e criativa nas aulas, além de motivar a galera a malhar. Parabéns pelo trabalho! Muito importante mantermos a qualidade de vida e motivação em tempos de pandemia!” – Gisele Colagrande Seidemann – Gerente de Contas da Euax Consulting 

“Durante a pandemia, a gente teve uma experiência muito legal que foi a de Ginástica Laboral enquanto a gente estava de home office. Foi uma atividade bem boa, porque a gente estava numa atividade que não estávamos habituados, que é trabalhar dentro da nossa própria casa e dentro de uma estrutura diferenciada do que tínhamos no escritório, já que lá a gente tem todo o conforto e ergonomia […]. Mas, em casa, muitas vezes não temos um lugar tão adequado ao trabalho, e a Ginástica fazia com que a gente saísse daquele local e de uma maneira online, a gente acabava se encontrando ali. E, além desse momento de movimento para o corpo, também era um momento de movimento para a mente. Nossa experiência como Intercroma durante a pandemia com a Ginástica Online foi bem gratificante e que, realmente, trouxe resultado para gente.” – Elenice Smekatz de Almeia – Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Intercroma  

Para saber mais sobre os benefícios da ginástica laboral e conhecer o serviço oferecido pelo SESI + Saúde, acesse nosso site e descubra como incluir essa atividade em sua empresa.

Tags

Recentes

2
O que é Lesão por Esforço Repetitivo e o que fazer para prevenir?
15 de fevereiro de 2024 •

Por Oscar Führ

3
Invista em saúde integral: equilíbrio entre mente e corpo
9 de janeiro de 2024 •

Por Oscar Führ

5
Dengue: cuidados, prevenção e sintomas 
3 de maio de 2023 •

Por Jhenifer Schmitt