Participe de corridas de rua! Saiba o que você precisa fazer para se preparar
Nos últimos anos, as corridas de rua têm se popularizado, tornando-se o esporte de estimação de muitas pessoas, principalmente daquelas que querem adotar um estilo de vida mais saudável. Muito disso se dá pela facilidade para sua execução, que não exige equipamentos muito específicos, é gratuita e está à disposição de quase todas as pessoas.
Segundo dados da Ticket Brasil noticiados pela CBN, de 2022 para 2023 houve um aumento de 20% no número de corridas em todo o país. A empresa ainda estima que existam cerca de 13 milhões de corredores em todo o Brasil.
Para os praticantes da atividade, os benefícios são inúmeros. Além dos diretos, como melhora da saúde cardiovascular, controle de peso e fortalecimento ósseo e muscular, correr ainda traz benefícios indiretos, como a melhora na saúde mental e ampliação do círculo social.
Se você ainda não corre, ou então quer melhorar o seu rendimento, confira algumas dicas neste texto.
>>> Leia também: Corridas do Bem sesi + saúde: inscrições já estão abertas para etapas de 2024
Como faço para começar nas corridas de rua?
As corridas estão entre os esportes mais democráticos, não tendo muitas exigências para que se dê a primeira passada. Mas é preciso ficar atento a alguns pontos para não fazer da atividade um risco para a saúde.
Qualquer pessoa pode correr (e participar de corridas de rua)?
Para quem vai começar na corrida, é sempre importante iniciar o processo com um profissional capacitado para fazer uma avaliação física. Histórico de problemas cardiovasculares ou lesões osteomusculares podem ser limitantes ou impeditivos para a prática.
Outro ponto de destaque para quem é iniciante é a progressão na intensidade dos treinos. É preciso saber reconhecer os próprios limites e, literalmente, começar devagar. Se você nunca correu, nem pense em se inscrever em uma maratona de 10km logo de cara. Ao iniciar, opte por trajetos mais curtos e intercale corridas lentas com caminhadas.
Como criar o hábito de correr e quais cuidados adotar??
Assim como em outros hábitos em nossas vidas, correr exige persistência. Quanto mais treinos colocar em sua semana, mais preparado estará para trajetos maiores. Mas novamente: não force o seu corpo além do limite! Intercale os dias da semana e, com o tempo, vá aumentando o tempo de treinamento.
Para estar mais preparado para as corridas de rua, é importante também manter sempre uma alimentação saudável e balanceada, muita água e não menos importante, respeitar os momentos de descanso.
Como melhorar o rendimento nas corridas?
Para pessoas que mantêm uma rotina regular de treinos, uma das grandes questões está relacionada à estagnação e dificuldade em aumentar a intensidade. Mas nada é impossível, desde que se mantenha o foco.
O que fazer para aumentar a resistência?
Apesar de parecer difícil, aumentar a resistência para corridas mais longas (tanto de tempo quanto de distância) é possível. Para isso, é preciso estabelecer alguns treinos mais específicos.
Treinos intervalados (HIIT) melhoram a capacidade aeróbica e anaeróbica. Já os treinos de ritmo ajudam a aumentar a velocidade e a eficiência. Além desses, um treino de fortalecimento muscular pode melhorar os rendimentos, além de prevenir lesões.
Tudo isso, claro, com a orientação de um profissional que poderá montar planos de treinamento e monitorar a evolução.
Por fim, mas não menos importante, quais cuidados devem ser adotados antes de provas?
Os dias que antecedem provas de corridas de rua exigem uma atenção especial no cuidado com a saúde, principalmente naquelas de longas distâncias.
Para que a prova seja concluída com sucesso, é recomendado que o descanso seja muito respeitado, e assim chegar na prova 100% preparado. Além disso, os treinos devem manter uma intensidade moderada, sem sobrecarregar o corpo.
Outra estratégia que pode ser adotada é estudar o trajeto da corrida, planejando com antecedência o ritmo e os pontos de hidratação, por exemplo.
Com essas dicas, você estará pronto para qualquer desafio. Lembre-se de confiar em si mesmo e, novamente, respeitar os limites do seu corpo.
Recentes
Por Oscar Führ
Por Oscar Führ
Por Oscar Führ
Por Oscar Führ