Compartilhe

dengue sesi

Dengue: cuidados, prevenção e sintomas 

Promoção da saúde nas empresas
Saúde assistencial

Você conhece os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito da dengue? Os períodos de chuva e dias quentes são os que aumentam a tendência de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. 

Ao longo deste texto falaremos sobre pontos importantes para você saber como se manter longe do mosquito da dengue. Continue a leitura!

O que é a dengue?

É uma doença infecciosa, causada pelo vírus da dengue, no organismo de uma pessoa e tem como sintoma inicial uma febre aguda, com curso acelerado.

Semelhante a um pernilongo, escuro e rajado de branco nas patas e no corpo, é um mosquito urbano que transmite, além da dengue, algumas doenças como a dengue hemorrágica, a febre amarela urbana, a zika e a chikungunya. 

Como se transmite a dengue?

A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Apesar de haver registros de transmissão vertical (gestante-bebê) e por transfusão de sangue, não é comum. 

Após infectado, a pessoa se torna transmissora da dengue para os mosquitos, esse período dura entre um dia antes da febre e o sexto dia da doença, ou seja, o mosquito pica uma pessoa infectada e transmite para outra pessoa quando a pica. 

Quais são os sintomas da dengue? 

A dengue pode variar desde uma doença assintomática, ou seja, sem manifestação de sintomas, até quadros graves, podendo causar a morte.
Geralmente, o primeiro sintoma é a febre, que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Também é comum ocorrer náuseas e vômitos.

Na fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita.

Algumas ocorrências podem evoluir para as formas mais graves e para o óbito. Diante disso, deve-se realizar ações de prevenção e combate à dengue em todos os lugares. 

Como saber se os sintomas que tenho são de dengue? 

Seguindo as instruções do Ministério da Saúde (MS), suspeita-se de dengue quando ocorre febre alta (40 °C) acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: 

  • dor de cabeça intensa;
  • dor atrás dos olhos;
  • manchas pelo corpo. 

ATENÇÃO: Ao se deparar com um caso suspeito, indique buscar a unidade de saúde mais próxima, para atendimento imediato.

Qual o tratamento para a dengue? 

Não há tratamento específico para a dengue. Mas há uma série de ações que auxiliam na melhora, como:

  • Repousar;
  • Não se automedicar;
  • Beber bastante líquido.

ATENÇÃO: todos os medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico não devem ser utilizados em caso de suspeita de dengue. Ele pode ser encontrado em antigripais; por isso, é importante olhar a bula e seguir rigorosamente a recomendação do profissional de saúde.

>>> Conheça a Cora, a assistente virtual do SESI que tira dúvidas sobre a dengue

Quais as medidas de prevenção da dengue?

O controle da dengue é feito com ações integradas na comunidade. 

É essencial o envolvimento de todos no combate e na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti que utilizam recipientes vazios, como garrafas, latas, embalagens plásticas, pneus e outros que acumulam água para sua reprodução.

Fique atento a todos os ambientes para o mosquito não proliferar.

Diversos reservatórios, como vasos de plantas, bombonas e caixas d’água, são ótimos exemplos de criadouros para o mosquito. Por isso, esses e outros locais merecem os cuidados devidos, e mais, é importante verificar possíveis pontos de instalação do mosquito da dengue em sua casa, no seu bairro, na empresa onde você trabalha, veja como mantenha-los limpos.

  • Descarte o lixo corretamente em sacos bem vedados e fora do alcance de animais até o recolhimento. 
  • Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima dos muros. 
  • Evite cultivar plantas que acumulam água, como bromélias. 
  • Mantenha a caixa d’água com a tampa completamente vedada. 
  • Cubra o “ladrão” com tela e retire a água da laje. 
  • Mantenha as calhas limpas e secas, com inclinação adequada para o escoamento da água. 
  • Troque a água diariamente e lave com escova os potes de água e comida dos animais uma vez por semana. 
  • A água da piscina precisa ser tratada com cloro ao menos uma vez por semana.
  • Mantenha os ralos vedados e desentupidos. 
  • Não acumule pneus velhos. Se tiver, mantenha-os secos e abrigados da chuva. 

sesi + saúde ao seu lado na luta contra a dengue!

O alto registro de casos de dengue em todo o país, intensificado por conta do clima quente e úmido do verão, revela um grave cenário na saúde pública. Os cuidados para prevenir a disseminação do mosquito vetor devem ser seguidos por todos e o com as pessoas que apresentam os sintomas não deve ser esquecido.

Por isso, o sesi + saúde oferece, durante os meses de março a maio, de forma gratuita, o serviço de assistência médica por meio da plataforma de Telemedicina SESI para pessoas com sintomas da doença, contando com atendimento de teletriagem e teleconsulta médica para trabalhadores da indústria e seus dependentes.

Entre em contato via WhatsApp

Tags