Compartilhe

Atendimento em saúde mental para empresas

Atendimento em saúde mental para empresas: conheça as soluções do sesi + saúde

Promoção da saúde nas empresas

Nos dias atuais, o atendimento em saúde mental para empresas se tornou uma realidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e um dos que mais sofre com a depressão. E é impossível pensar que isso não afeta o ambiente de trabalho, uma vez que são altos os índices de afastamentos e redução da produtividade provocados por esses problemas.

Dessa forma, falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho se tornou o novo normal.

Por passar bastante tempo em seus empregos, muitos trabalhadores acabam procurando apoio dentro do próprio local de trabalho. Neste sentido, é cada vez mais comum que empresas busquem soluções.

Se você já percebeu que investir na saúde mental dos colaboradores é benéfico para a sua empresa, mas precisa de ajuda para desenvolver um bom programa, continue a leitura deste texto. Aqui vamos apresentar algumas das principais soluções do SESI/SC.

O legado da pandemia de covid-19 na saúde mental dos trabalhadores

Segundo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), antes da pandemia de covid-19 aproximadamente 60% da população mundial estava empregada (formal e informalmente). Desse número, 15% desses já possuíam algum problema de saúde mental.

Dados mais precisos apontam que, em 2019, 301 milhões de pessoas estavam com ansiedade, 280 milhões estavam com depressão e 703 mil pessoas cometeram suicídio.

O impacto disso está diretamente relacionado com o trabalho. A estimativa é que os gastos com saúde mental chegaram a 1 trilhão de dólares no mesmo ano. Desse valor, 50% das perdas totais ocorreram devido a custos indiretos, como a redução da produtividade.

E para  o desespero geral da população, o cenário pós-pandêmico não ficou mais positivo. Isso porque as pessoas que já estavam fragilizadas – e até mesmo as que não estavam – sentiram os impactos negativos do coronavírus e agora precisam passar por um processo intenso de recuperação.

É importante destacar que sem o auxílio adequado, isso fica ainda mais difícil.

Palestras para o Setembro Amarelo e workshops em saúde mental para equipes

Faltando pouco tempo para o início do Setembro Amarelo, campanha internacional de prevenção ao suicídio, o SESI tem em seu catálogo importantes serviços de saúde mental para empresas que podem ser aproveitados neste período. Entre eles estão palestras sobre diversos assuntos para os cuidados com a saúde emocional, como ansiedade, estresse, comunicação não-violenta, e muitos outros.

Com abordagens diferenciadas, as palestras são ministradas por especialistas que apresentam os temas de forma dinâmica e participativa, com interações entre os trabalhadores. Além disso, a abordagem preza por uma linguagem acessível, para que dessa forma todos os espectadores consigam compreender o que está sendo falado.

Para além das palestras, em nossos workshops para líderes ou para a equipe de gestão de pessoas e de saúde e segurança, oferecemos treinamentos específicos.

Na capacitação para líderes, é possível compreender melhor sobre o papel que desempenham no cuidado com suas equipes , identificando sinais e sintomas, escutando e acolhendo.

Já as capacitações para equipes de RH estimulam o olhar para dentro da empresa, na construção de ambientes de trabalho mais seguros psicologicamente, além de capacitar e instrumentalizar sobre o tema da saúde mental.

Assessoria em saúde mental: atendimento em saúde mental para empresas de forma completa

Por meio do serviço de assessoria em saúde mental, o SESI ajuda a sua empresa a estruturar e a implantar um programa em saúde mental com foco na prevenção e na educação.

A partir de uma avaliação dos processos internos, ouvindo os trabalhadores e acompanhando atividades que já são desenvolvidas, nossa equipe propõe sugestões como a implementação de grupos terapêuticos, capacitação dos líderes, desenvolvimento de ações pontuais, acompanhamento individual, ou outras, de acordo com as necessidades observadas.

O objetivo é potencializar os resultados da empresa com orientação, capacitação, avaliação e sugestão de ações futuras.

Atendimento psicológico para empresas

Com os serviços de atendimento psicológico do SESI, nossos profissionais vão até as empresas e fazem o acolhimento de trabalhadores que precisam de apoio emocional.

Os atendimentos podem ser feitos de forma individual, na modalidade presencial ou de teleatendimento, ou então em grupos terapêuticos, abordando temas variados, de acordo com as necessidades percebidas.

A partir desses atendimentos, é possível identificar se a empresa possui algum ponto de atenção e fazer os encaminhamentos mais adequados.

Quer saber mais sobre os serviços de saúde mental do SESI? Cadastre-se clicando neste link.

Tags