Compartilhe

Atividade física no inverno

Atividade física no inverno: dicas para você não abandonar os cuidados com a saúde nessa estação

Promoção da saúde nas empresas

Para  muitas pessoas, manter uma rotina de atividade física já é difícil e no inverno, a dificuldade aumenta ainda mais. De fato, treinar nesta época do ano exige muita dedicação, mas é preciso lembrar que os resultados são significativos para a saúde. 

Durante a estação mais fria, o clima costuma ser mais seco, exigindo uma atenção a mais sobre os cuidados com nosso bem-estar, já que é normal que nos cansemos com mais facilidade. Ao continuar com o hábito das atividades físicas, fortalecemos a imunidade, aceleramos o metabolismo – auxiliando na disposição – e obtemos mais saúde física e mental. 

Neste texto, abordaremos algumas dicas para tornar a rotina de exercícios mais fácil e prazerosa nesta época do ano. Confira:

1. Mudança no horário dos treinos

Nos dias de frio, lidar com as baixas temperaturas é um grande desafio. Quem possui o hábito de fazer exercícios pela manhã, encontrará o termômetro marcando as menores temperaturas do dia e isso pode ser um empecilho. Por isso, se a rotina permitir, uma alternativa é trocar o horário do treino.

Os horários próximos ao final da tarde ou meio do dia podem ser boas saídas. Assim, a disposição será maior e ficará mais fácil driblar o desânimo causado pelo frio. 

Não existe uma regra específica para isso. A orientação é aproveitar os momentos  de maior disposição e segurança. 

2. A importância dos alongamentos e aquecimentos

Com as baixas temperaturas, os músculos e articulações ficam enrijecidos, aumentando o risco de lesões. 

Por isso, é indicado fazer exercícios aeróbicos antes de realizar as atividades físicas e alongamentos depois das atividades.

  • Esticar membros e músculos, de forma ritmada, fazendo repetições;
  • Andar em zigue-zague, dando pequenos saltos;

Para começar, é recomendado realizar uma caminhada em ritmo leve a moderado e com movimentação de braços e pernas em vários sentidos por aproximadamente 5 a 10 minutos. A caminhada serve para prevenir dores e acelerar a recuperação da musculatura.

Após o exercício, os alongamentos também são essenciais e podem contribuir com a melhora da flexibilidade.

Outra boa prática é aquecer o corpo de dentro para fora, principalmente em atividades ao ar livre. Isso pode ser feito com o consumo de líquidos e alimentos mais quentes, como café, chás e sopas, antes e depois da atividade física. 

3. Uso de roupas confortáveis

Quando praticamos atividades físicas, nosso corpo tende a esquentar, mas isso não quer dizer que devemos nos vestir com peças insuficientes. 

O ideal é usar roupas que sejam leves, que não atrapalhem os movimentos, mas que sejam adequadas à temperatura, principalmente aquelas que protegem do frio – com ênfase nas que aquecem as extremidades, como mãos, pés e cabeça.

4. Prática de atividades físicas em ambientes fechados

Para aqueles que não querem deixar de fazer atividades físicas no inverno, uma boa saída são os exercícios indoor

Existem diversas modalidades esportivas que podem ser realizadas em ambientes fechados. Além da tradicional academia, opte por:

  • Crossfit;
  • Escalada;
  • Pilates;
  • Dança;
  • Yoga;
  • Natação;
  • Artes marciais.

5. Foco na imunidade!

Além de queimarmos mais calorias em baixas temperaturas, há uma série de outros benefícios da prática de atividade física no inverno, como ajudar a expulsar a preguiça que costuma aumentar com as temperaturas mais amenas. 

Através da inclusão de atividade física na rotina, o corpo passa a liberar mais endorfina, proporcionando a sensação de prazer e bem-estar. 

Nesta época, é comum o aparecimento de doenças respiratórias e infecciosas, como infecções de garganta, gripe e resfriado. Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a fortalecer o sistema imunológico. 

Há ainda a melhora na qualidade do sono, diminuição do estresse, devido à liberação de endorfinas, que dão a sensação de prazer, ajudando a combater a depressão. 

6. Prática de atividades físicas com companhias

Melhor do que fazer atividade física sozinho (a), é fazer acompanhado de alguém que você gosta. Que tal incentivar e motivar alguém ao seu redor para uma vida mais saudável? 

O sesi + saúde reforça que praticar atividade física é essencial em qualquer época do ano, recompense seu corpo com mais saúde e qualidade de vida. 

Tags