Compartilhe

Janeiro Branco sesi + saúde: escolha as cores da sua vida

Escolha as cores da sua vida: conheça a campanha de Janeiro Branco sobre saúde mental do sesi + saúde

Promoção da saúde nas empresas

A campanha de conscientização sobre saúde mental do sesi + saúde, criada em celebração ao Janeiro Branco, tem o objetivo de lembrar da importância de exercitarmos nossa mente com aquilo que nos faz bem e serve de combustível para sempre seguirmos em frente.

Com o tema “escolha as cores da sua vida” e inspirada nos livros antiestresse para colorir, a campanha de 2023 relaciona nossas vidas com as cores de uma pintura. Assim como em uma folha em branco, são as próprias pessoas que escolhem quais cores serão utilizadas para pintar a jornada da vida.

Da mesma forma que todos os espaços do papel precisam ser preenchidos com cores diferentes, todos os âmbitos das nossas vidas precisam receber a atenção adequada para que se encontre um equilíbrio. Quanto mais cores e vivacidade for dada a essa tela, mais alegria, plenitude e saúde mental terá!

Confira algumas ações importantes para os cuidados da saúde mental em 2023:

1.Busque alternativas para uma alimentação mais saudável

Lanches rápidos e pouco saudáveis podem ser até prazerosos momentaneamente, mas nada substitui uma mesa completa, cheia de cores e sabores.

Consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. Entre eles estão: melhor rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Em 2023, coloque a alimentação saudável em pauta!

2. Estimule a prática de atividades físicas

A saúde física está diretamente ligada com a saúde mental. Quando nos exercitamos, nosso cérebro libera os hormônios dopamina e serotonina, responsáveis pela transmissão de dados entre os neurônios. Além disso, eles também são responsáveis por nos proporcionar sensações de prazer e bem-estar.

Exercitar-se traz benefícios ao exigir que a atenção foque nos movimentos, deixando de lado os problemas do cotidiano. Tudo isso influencia para que o corpo e a mente funcionem adequadamente.

O melhor de tudo: para praticar essas atividades, não é necessário muito! Poucos minutos diários de corrida, caminhada ou bicicleta já são suficientes para perceber os benefícios.

3. Melhore a relação com o trabalho

O trabalho é um dos lugares que mais passamos tempo em nossas vidas. Ter uma boa relação com ele e com as pessoas que fazem parte é de extrema importância.

Sentir prazer em desempenhar as funções resulta em um trabalho com mais motivação. Na carreira, isso abre portas para o crescimento pessoal e profissional.

Para a saúde mental, os benefícios ainda estão relacionados ao sentimento de valorização e a sensação de utilidade ao contribuir com o trabalho coletivo.

Além disso, o trabalho ainda possibilita a ampliação do círculo social, facilitando o desenvolvimento de novas amizades.

Leia também: O que é Burnout e como esse problema pode afetar a sua empresa.

4. Invista em lazer

Manter a mente ativa com atividades de lazer também é uma forma de descansar e correr atrás da saúde mental!

Quando fazemos coisas diferentes daquilo a que estamos habituados, deixamos de lado os problemas e aproveitamos o tempo e a energia apenas para apreciar a “vista”. Sair para conhecer novos lugares e espairecer faz bem para o corpo e para a mente.

Seja um piquenique no parque, um passeio de bicicleta, fotografar paisagens, ou visitar um museu, qualquer atividade que encha de prazer é válida.

O lazer também pode estar em atividades dentro da sua própria casa ou no intervalo do trabalho, como ler livros, assistir a séries, ou reorganizar os ambientes.

5. Respeite a qualidade do sono

Um ano inteiro está pela frente e virá repleto de desafios, o que irá render muitas histórias. Mas é preciso se lembrar também dos descansos!

Priorizar boas noites de sono é essencial para que se possa correr atrás de todas as metas traçadas para 2023. Manter o corpo bem descansado faz bem para o sistema imunológico, para recuperar a energia e para manter a mente mais equilibrada.

Para evitar o esgotamento antes mesmo do ano acabar, valorize os momentos de repouso. Forçar a mente para além do normal pode gerar frustrações e trazer complicações ainda maiores.

Não viva apenas pelas cobranças do cotidiano. Reserve também um tempo para descansar e permita-se contemplar o lado positivo daquilo que já foi conquistado.

6. Amplie os relacionamentos

Ter uma rede de apoio fortalecida é um dos maiores benefícios para a saúde mental.

Seja a família, amigos ou até mesmo o pet de estimação, é importante reservar muitos momentos da agenda para aproveitar com eles.

Ao lado de quem nos faz bem, os níveis de estresse diminuem, aumenta a sensação de segurança, os sintomas da depressão são abrandados e muitos outros pontos positivos são percebidos. Mesmo que por poucos minutos, os benefícios são inúmeros!

Em 2023, conte com o sesi + saúde na busca por saúde mental

Ao longo da campanha de Janeiro Branco do sesi + saúde, disponibilizaremos diversos materiais relacionados ao assunto.

Baixe o planner 2023 que preparamos para ajudar com as prioridades deste novo ano. Ele pode ser impresso e distribuído entre as pessoas do seu círculo.

Cadastre-se e receba agora mesmo.

Tags

Assine nossa newsletter

e fique por dentro das novidades!

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!