Compartilhe

Psicologia online: Mais agilidade no atendimento para os trabalhadores

Psicologia online: Mais agilidade no atendimento para os trabalhadores

Promoção da saúde nas empresas
Saúde assistencial

Danos ou problemas físicos nos colaboradores são, obviamente, mais fáceis de identificar do que aqueles que são invisíveis aos olhos. Quando há problemas visíveis, fica mais fácil promover ações de conscientização, prevenção, ou até mesmo a contratação de serviços para o combate, como o de psicologia online. 

Já quando falamos sobre problemas relacionados à saúde mental, esses não são tão fáceis de perceber, o cuidado e a necessidade da promoção de saúde são tão necessários quanto outras preocupações. 

O entendimento sobre a importância de cuidar da saúde mental dos colaboradores vem crescendo. Neste artigo, vamos explicar o que é o serviço de psicologia online e a importância dele. 

O que é a Psicologia Online? 

De acordo com a Resolução nº 11/2018, a psicologia online – ou telepsicologia – é o atendimento psicológico intermediado por meios tecnológicos de informação e comunicação, como websites, plataformas digitais, aplicativos, televisão ou qualquer outra forma de interação com acesso à internet.

Ou seja, o atendimento entre profissional da saúde e paciente é feito por meio de dispositivos eletrônicos sem a necessidade de um contato presencial, quebrando toda e qualquer barreira geográfica.  

É devido ao avanço da tecnologia que o atendimento psicológico pode ser realizado desta forma, evidenciando e proporcionando uma maior facilidade à adesão, uma vez que não há a necessidade de locomoção até o consultório e o profissional escolhido não precisa ser necessariamente da cidade onde o colaborador mora, permitindo com que aqueles que não contam com psicólogos em suas cidades. 

Segundo o Departamento de Informática do SUS (Datasus):

  • 300 cidades não têm psicólogos;
  • Quase 3 mil cidades não têm psiquiatras;
  • São cerca de 4,1 psicólogos e 1,1 psiquiatra para cada 10 mil habitantes.

Ainda lidamos com o estigma sobre as pessoas que precisam de uma consulta psicológica ou, simplesmente, desejam acompanhar mais de perto sua saúde mental.

Quais os principais benefícios?

Um dos principais benefícios do atendimento através da psicologia online, e da telemedicina de modo geral, é proporcionar aos pacientes a economia do tempo através da diminuição das distâncias.

Outros motivos para contar com a psicologia online: 

  • Favorece a escolha entre as diversas modalidades terapêuticas, localização e comunicação com o terapeuta de sua preferência;
  • Facilidade no agendamento de atendimentos psicológicos mediados por novas tecnologias;
  • Acesso igualitário à assistência e apoio do profissional;
  • Detecção precoce dos casos de ansiedade e depressão;
  • Consiste em um espaço para a escuta do próximo;
  • Reduz investigações desnecessárias e tratamentos equivocados;
  • Aumenta a consciência da população sobre a importância do tema e o processo de recuperação;
  • Reduz o estigma relacionado aos transtornos mentais;

A psicologia online como benefício dentro das empresas

De acordo com a pesquisa realizada pela Conexa, 77% das empresas buscam oferecer benefícios de saúde mental para seus funcionários.

Investir somente no plano de saúde não é uma opção para essas empresas. Quando falamos de promoção de saúde, há uma diversidade de produtos e serviços que podem ser associados e oferecidos como diferenciais das empresas a seus colaboradores. A psicologia online através da telemedicina é uma delas. 

Esse serviço faz com que a empresa olhe especificamente para a saúde mental dos colaboradores. 

Onde encontrar um psicólogo para sessões online?

Encontrar um profissional de saúde com o qual você se identifique e se sinta confortável para explanar os seus problemas e questões pessoais nem sempre é uma tarefa simples. Pode ser que haja a necessidade de consultar com mais de um profissional para finalmente se identificar. Porém, não é raro o match à primeira consulta. 

O sesi + saúde conta com o serviço de Telemedicina e, dentro dele, é possível encontrar o serviço de psicologia online. Assim é realizado o atendimento remoto com psicólogos e outros profissionais de saúde através do telefone, aplicativo ou plataforma digital.

Para saber mais sobre o serviço, clique aqui e confira.

Tags

Recentes

2
O que é Lesão por Esforço Repetitivo e o que fazer para prevenir?
15 de fevereiro de 2024 •

Por Oscar Führ

3
Invista em saúde integral: equilíbrio entre mente e corpo
9 de janeiro de 2024 •

Por Oscar Führ

5
Dengue: cuidados, prevenção e sintomas 
3 de maio de 2023 •

Por Jhenifer Schmitt