Compartilhe

O que é Telemedicina

O que é telemedicina e como ela pode ajudar empresas?

Saúde assistencial

A cada dia que passa, a tecnologia nos traz um novo aliado, unindo forças entre homem e máquina. A Telemedicina é uma das vantagens que podem ser utilizadas rotineiramente para agregar qualidade, velocidade e atendimento no momento correto. Isso porque, para o digital, não há fronteiras. Independente da localização ou horário, o atendimento pode ser realizado. 

Para isso, trouxemos mais detalhes sobre a Telemedicina, detalhes do seu funcionamento, as vantagens, aplicações e como ela pode auxiliar a medicina em um atendimento mais preciso e humanizado. Fique aqui e confira.

O que é a Telemedicina?

A Telemedicina é como são chamados os atendimentos de saúde a distância, neste caso, o serviço de atendimento é feito de forma remota por telefone, aplicativo, ou plataforma digital, esta nova modalidade dá apoio e suporte à medicina tradicional.

Com a pandemia de Covid-19, muitos hábitos foram instaurados, passando a fazer parte da vida dos brasileiros. A Telemedicina é uma das ferramentas que se destacou, ganhando mais visibilidade devido à sua praticidade.

O atendimento por meio da modalidade foi amplamente divulgado e utilizado a partir de 2020, servindo positivamente para a manutenção de saúde e permitindo o acompanhamento médico àqueles que estavam em isolamento social, necessário pelo coronavírus.

Como surgiu a Telemedicina? 

Com seu início na década de 1950, a prática tem origem em Israel, e se expandiu para os Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Nessa época, alguns hospitais utilizavam televisões para chegar a pacientes em locais remotos. Mas com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, as possibilidades foram aumentando, tornando este tipo de atendimento mais simples.

Ao longo dos anos, até chegarmos ao que temos hoje, o contato entre médico e paciente ou entre os profissionais de saúde passou pelo telefone fixo, depois os celulares, e se tornou ainda mais rápida e efetiva com a internet. 

Como funciona a Telemedicina?

O que é Telemedicina

Antes de compreender como funciona a Telemedicina, é importante saber qual é a principal vantagem deste tipo de atendimento. Por excluir a necessidade de locomoção até o ponto de atendimento, acaba se tornando mais acessível e efetiva.

A consulta é realizada por meio de videochamada e pode ocorrer de forma imediata ou com agendamento realizado por meio do site, ou do aplicativo. Conforme a avaliação do profissional, podem ser usados vídeos, fotografias e até mesmo áudios para tornar o atendimento ainda mais assertivo. 

Além disso, o Conselho Regional de Medicina (CRM) permite a criação de receituários digitais, possibilitando que não haja o deslocamento do paciente enfermo para conseguir o medicamento. Vale ressaltar que o profissional da saúde pode constatar no teleatendimento a necessidade de um acompanhamento presencial, dependendo da gravidade do problema.

Telemedicina: método regulamentado

Um dos avanços relacionados à Telemedicina e à saúde pública de forma ampla foi a aprovação do Projeto de Lei 1998/2020 que regulamenta a telessaúde para todos os profissionais dessa área. Assim, a teleconsulta passa a ficar disponível de forma definitiva para todos os profissionais, seguindo os mesmos padrões éticos e normativos.  

Ou seja, o sigilo médico e a proteção de dados seguem sendo necessários independentemente de qual seja a forma de atendimento.

Por que contar com a Telemedicina?

O acesso à saúde é essencial e primordial para os trabalhadores da indústria, por isso, o SESI + saúde vem se transformando para oferecer ao setor industrial o que há de mais moderno em saúde no trabalho.

Veja algumas vantagens de contar com este serviço:

  • Atendimento ágil e seguro;
  • Alto nível de resolutividade;
  • Redução de custos com deslocamento em caso de necessidade médica;
  • Ampliação da cobertura, com maior capacidade de atendimento e acesso à saúde;
  • Redução de custos com saúde, considerando também o caráter preventivo e educacional do serviço.

Telemedicina para empresas

O atendimento através da Telemedicina do SESI+ saúde é realizado 24h por dia, todos os dias da semana, para atendimentos gerais. Já para nutricionista e psicólogo, o atendimento fica disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Para saber mais sobre o serviço de Telemedicina do SESI + saúde, clique aqui e confira.