Ergonomia

A ergonomia compreende as interações entre homens e outros componentes de um
sistema. Nas relações de trabalho, ela é regulamentada pela NR 17, na qual são
estabelecidas diretrizes e requisitos para adaptação das condições de trabalho
às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar
conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho. O trabalho
desenvolvido pelos serviços de ergonomia do SESI Santa Catarina levam em conta
três pilares da ergonomia do trabalho:

Ergonomia

O ambiente

O ambiente laboral com seu mobiliário e os equipamentos utilizados.

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O processo

O processo de trabalho e a organização das atividades.

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O trabalhador

O trabalhador com suas necessidades e características.

Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP)

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  • Essa avaliação qualitativa identifica as situações de trabalho que
    necessitam de adaptação para preservar o conforto e a saúde dos
    trabalhadores.
  • É realizada por equipe multiprofissional – Técnico de SST e
    Ergonomista.
  • Seus resultados deverão ser incluídos no Programa de Gerenciamento
    de Riscos (PGR) da empresa.

Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Essa análise aprofundada deve ser realizada para situações específicas
dentro de uma empresa. Assim, a AET é indicada para:

  • Situação complexa – identificada na AEP ou no PGR.
  • Solução insuficiente para minimizar o problema.
  • Orientação do SESMT ou identificação pelo relatório do PCMSO.

A AET é realizada por um especialista em ergonomia, por meio de metodologia
e ferramentas ergonômicas específicas. A ergonomia do trabalho vai além do
cumprimento da legislação, proporcionando ganhos importantes para as
empresas, como:

  • Redução de faltas (absenteísmo) e afastamentos: muitos afastamentos
    são causados por problemas de saúde que podem ser evitados com
    ambientes de trabalho adequados.
  • Melhoria da produtividade: a AET propõe adequações nas situações de
    trabalho que possam causar desconfortos, dores e até adoecimentos
    dos trabalhadores. Essas adequações têm reflexo direto na melhoria
    da produtividade desses trabalhadores.
  • Redução do nível de estresse: os riscos expõem o trabalhador a
    situações de estresse e desconforto, que podem levar ao adoecimento.
  • Valorização da segurança: ambientes de trabalho mais seguros geram
    uma cultura de segurança fortalecida.
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Assessoria em Ergonomia

A Assessoria em ergonomia do SESI foi pensada para apoiar as empresas nos processos que vão além das avaliações e dos documentos definidos pela legislação. O trabalho é definido em conjunto com o cliente e pode contar com diversas atuações do profissional ergonomista, tais como:

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  • Identificação de setores prioritários para realização análise ergonômica.
  • Acompanhamento da implantação do plano de ação definido nos documentos legais e apoio ao desenvolvimento das ações de melhoria.
  • Desenvolvimento de um comitê de ergonomia dentro da empresa.
  • Treinamentos e orientações relativos aos riscos ergonômicos – inclusive para trabalhadores em home office.
  • Avaliação de postos para pessoas com deficiência (PCD).
  • Diagnóstico situacional das empresas e dos espaços de trabalho.
  • Orientações de implantação de planos de ação.
  • Elaboração de laudos técnicos para comprovações judiciais.

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