Compartilhe

Serviços sesi + saúde

Serviços sesi + saúde: conheça as soluções para você e sua empresa

Promoção da saúde nas empresas

 O SESI é a maior rede de saúde corporativa do Brasil e, por isso, você já deve ter visto nosso nome em diversos lugares. Mas você conhece todas as soluções disponíveis em nosso catálogo de serviços sesi + saúde?

Para começar, é importante destacar que o SESI/SC se divide em três categorias:

  1. Saúde e segurança no trabalho;
  2. Saúde assistencial; e
  3. Promoção da saúde.

Neste texto, vamos falar mais sobre cada uma delas e apresentar nossas principais soluções. Acompanhe!

 Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

A saúde e segurança no trabalho, ou SST, tem como base as normas regulamentadoras (NRs) estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho. Publicadas originalmente em 1978, as NRs consistem em direitos e deveres de empregadores e trabalhadores para a garantia de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

Com o objetivo principal de prevenir doenças ocupacionais e acidentes, as normas regulamentadoras precisam estar sempre atentas a todas as mudanças relacionadas ao universo trabalhista. Por esse motivo, novas NRs foram incluídas ao texto original e diversas atualizações são feitas frequentemente.

Para garantir que empresas e trabalhadores sigam adequadamente todas as normas, é preciso um trabalho intenso e constante de fiscalização, gestão e implantação de melhorias. É aí que os serviços de SST do sesi + saúde entram!

Gestão de SST

Com as novas NR-1 e NR-7, a legislação brasileira deixa clara a necessidade da realização da gestão de SST. Muito além de documentos, ela abrange uma série de processos que vão desde o planejamento até o acompanhamento daquilo que é implementado.

O Gestão de SST do sesi + saúde atua com uma relação estreita entre empresas e nossa equipe. Com um time multidisciplinar e integrado formado por médicos, fonoaudiólogos, ergonomistas, engenheiros e técnicos em SST, nossas entregas são as mais completas para empresas que precisam do serviço.

Conheça as soluções disponíveis no Gestão de SST:

  • Programas de saúde e segurança (PGR e PCMSO);
  • Acompanhamentos in loco;
  • Aferições quantitativas para higiene ocupacional;
  • Laudos trabalhistas e previdenciários;
  • Informações completas para envio ao eSocial;
  • Sistema S+ com funcionalidades exclusivas;
  • Exames de medicina ocupacional;
  • Levantamento de riscos ergonômicos.

Cursos de NRs

Devido ao risco que apresentam, algumas atividades exigem a realização de cursos de NRs para que os trabalhadores estejam preparados para desempenhar suas funções.

No SESI, os cursos utilizam metodologias de educação profissional que se baseiam na resolução de problemas, desafiando os estudantes a mobilizar os conhecimentos já adquiridos e construir novos.

Tabela de cursos de NRs disponíveis no sesi + saúde

Saúde Assistencial

Para garantir mais saúde dos trabalhadores nas empresas e a redução no número de afastamentos motivados por doenças, o sesi +  saúde oferece serviços em saúde assistencial com destaque para o bem-estar coletivo.

O objetivo é o de prevenir e monitorar a saúde dos trabalhadores das indústrias catarinenses de perto, oferecendo agilidade para os atendimentos. Como resultado, além de colaboradores mais saudáveis, as empresas ganham com a redução da perda nos resultados.

Confira algumas soluções em saúde assistencial:

Vacinas

Anualmente, a campanha de vacinação contra a gripe é uma das prioridades do sesi + saúde. Por ter a característica de se modificar frequentemente, o vírus Influenza é um dos principais motivos de afastamento do trabalho a cada ano, trazendo riscos para a saúde dos trabalhadores e também para a saúde das empresas.

É por isso que o SESI/SC estimula a vacinação massiva da população, oferecendo preços especiais para trabalhadores das indústrias e seus familiares. Ao longo de 10 anos, foram mais de 2,4 milhões de doses aplicadas da vacina da gripe, garantindo a imunização coletiva.

Para além da gripe, o sesi + saúde ainda oferece em suas clínicas espalhadas por todo o estado as vacinas especiais. Direcionadas a toda a população, atendendo recém-nascidos, crianças, adultos, gestantes e idosos, incentivamos a imunização contra doenças de todo o calendário de vacinação.

Com campanhas de conscientização intensas, trabalhamos para evitar que doenças já erradicadas em anos passados, como poliomielite, rubéola e sarampo, voltem a ser problemas de saúde pública. Bem como, estimulamos a proteção contra aquelas que ainda não foram controladas, como hepatites, meningites, HPV e muitas outras.

Leia também: Vacina da gripe para empresas: tire todas as dúvidas para vacinar trabalhadores

Telemedicina

Com destaque desde o início da pandemia de covid-19, os atendimentos em saúde de forma online se tornaram um serviço indispensável. Além de trazer mais facilidade para que trabalhadores procurem por auxílio médico, a telemedicina ainda traz o plus de ser prática, reduzindo o tempo para que os atendimentos sejam realizados.

Para se adaptar a essa necessidade atual, o serviço foi incorporado ao catálogo de saúde assistencial do sesi + saúde, oferecendo atendimento 24h por dia – durante toda a semana – a profissionais como médicos e enfermeiros. Além disso, a telemedicina ainda possibilita o atendimento facilitado a nutricionistas e psicólogos.

Promoção da Saúde

O bem-estar e a qualidade de vida trazem evidências no resultado das empresas, com trabalhadores mais felizes, engajados e atentos ao trabalho desempenhado. Com o intuito de prevenir o surgimento de doenças e o afastamento de colaboradores, os serviços de promoção da saúde do SESI/SC atuam para estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável, com a inclusão de atividades benéficas no dia a dia dos trabalhadores.

Saúde Mental

Tema cada vez mais presente no cotidiano das empresas, os problemas relacionados com saúde mental têm se mostrado um dos grandes inimigos da atualidade. Ao ser definida como o “mal do século XXI”, a depressão – bem como os outros transtornos mentais – exigem um acompanhamento próximo, inclusive por parte das empresas.

Com ações voltadas para a conscientização e acompanhamento de trabalhadores, além da capacitação de lideranças para lidar com o assunto, os serviços de Saúde Mental do sesi + saúde caminham para reduzir os estigmas e ampliar os espaços de discussão.

Leia também: O que é Burnout e como esse problema pode afetar a sua empresa

Ginástica Laboral

Passar o dia trabalhando na mesma posição, bem como realizar trabalhos repetitivos pode, a longo prazo, trazer problemas graves para a saúde de trabalhadores, resultando em longos períodos de afastamento. Com pequenas pausas durante o dia para a realização de alongamentos e exercícios adaptados para cada realidade, é possível reduzir drasticamente as chances de lesões.

Com o acompanhamento diário de profissionais de educação física e exercícios personalizados para os trabalhadores, a Ginástica Laboral do sesi + saúde aumenta a produtividade e traz diversos outros benefícios para a saúde. Além disso, as sessões que duram entre 10 a 12 minutos ainda são um ótimo momento para abrir o canal de comunicação com os trabalhadores e compreender os riscos aos quais estão expostos.

Nutrição

Assim como a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde mental, a alimentação saudável também desempenha um papel de extrema importância para o nosso bem-estar. Ao fazer um acompanhamento com profissionais, é possível receber orientações valiosas para a prevenção de doenças, aumento de energia, perda da gordura corporal e melhora na qualidade de vida.

É com esse objetivo que a Nutrição sesi + saúde entra em campo, estimulando que pessoas de diferentes faixas etárias possam receber uma reeducação alimentar e criar novos hábitos.

Além de consultas individuais, o serviço ainda conta com acompanhamento em grupo e também voltado para as crianças.

Leia também: Alimentação saudável no cotidiano: como adotar novos hábitos?

Eventos

Além de oferecer os mais variados serviços na área da saúde aos trabalhadores, os Eventos do sesi + saúde  levam diversos benefícios às empresas com abordagens informativas e de conscientização. Com informações relevantes sobre os mais variados assuntos, é possível ampliar a adesão de toda a equipe para campanhas importantes, além de estimular a adoção de hábitos saudáveis.

Entre as ações elaboradas pelo SESI/SC se destacam as palestras, workshops, atividades vivenciais, torneios esportivos e muitos outros.

Confira as áreas de atuação:

  • Atividades físicas
  • Saúde mental
  • Comportamento preventivo
  • Nutrição
  • Eventos corporativos
  • SIPAT

Agora que você conhece todo o mundo de possibilidade do sesi + saúde, está abrindo uma porta para levar novos investimentos aos trabalhadores da sua empresa. 

Ficou interessado em algum serviço sesi + saúde? Entre em contato e receba mais detalhes!

Tags