Compartilhe

Vacina da gripe para empresas: tire todas as dúvidas para vacinar trabalhadores

Vacina da gripe para empresas: tire todas as dúvidas para vacinar trabalhadores

Saúde assistencial

O frio mal deu as caras e a vacina da gripe já é assunto entre  pessoas e empresas. Isso porque a gripe é uma das grandes responsáveis por tirar trabalhadores dos postos de trabalho e enviar diretamente para o pronto-socorro.

A melhor maneira de evitar a contaminação generalizada dos colaboradores de uma empresa é por meio da vacinação. Contudo, muitas dúvidas ainda giram em torno desse assunto.

Neste texto você vai encontrar a resposta para as seguintes perguntas:

  • Qual a importância de se vacinar contra a gripe?
  • A gripe é perigosa para a saúde?
  • O que é a cepa H3N2-Darwin?
  • Quem pode tomar a vacina da gripe?
  • A vacina da gripe dá reação?

É necessário tomar a vacina da gripe todos os anos?

A campanha de vacinação contra a gripe já se tornou um evento fixo no calendário dos brasileiros. Todos os anos, antes mesmo dos meses frios chegarem, os anúncios de conscientização começam a circular.

Isso ocorre porque os vírus da influenza A e B – os principais tipos a contaminar pessoas – passam por mutações à medida que vão se propagando. Com isso, as vacinas que nos protegem contra a gripe também precisam passar por atualizações frequentes, sendo adaptadas com os subtipos virais que estão em circulação.

É por meio desses imunizantes, junto de outras medidas de prevenção, que podemos diminuir as chances do surgimento de outras pandemias, como ocorreu com a gripe espanhola e com a covid-19.

A gripe pode matar?

Para a grande maioria da população, a gripe apresenta sintomas considerados leves, como febre, coriza, dor no corpo e mal-estar. Algumas ainda precisam passar por repousos mais intensos, tendo dificuldade de realizar as suas atividades.

Mas importante destacar que a gripe pode trazer complicações graves e, inclusive, levar à morte.

Segundo os dados mais atualizados da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 650 mil pessoas morrem a cada ano em todo o mundo em decorrência da gripe. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma dessas complicações que comprometem a função respiratória e aumenta o número de internações.

O que é a cepa H3N2-Darwin da gripe?

A cepa H3N2-Darwin do vírus da gripe foi descoberta na Austrália e rapidamente se espalhou por todo o globo. Ela é uma variação do subtipo da Influenza A H3N2 e gerou transtorno no Brasil principalmente ao final de 2021 e início de 2022.

Tendo como principais sintomas a febre alta e a inflamação na garganta, gerou grande confusão entre a população por se parecer muito com os sintomas da covid-19.

Para poder diferenciar as doenças, muitas vezes é necessário prestar bastante atenção ao período do surgimento dos sintomas e realizar o teste. Além disso, ao se vacinar contra a gripe, também se torna mais fácil diferenciar as doenças, já que você estará imunizado contra a gripe.

No SESI/SC, tanto os testes combo quanto as vacinas gripais já estão preparadas para essa nova cepa!

A vacina da gripe dá reação? E quem pode tomá-la?

Idosos, crianças, gestantes, pessoas com comorbidades… todas elas estão aptas a tomarem a vacina da gripe sem correr riscos!

Isso porque a vacina é elaborada com vírus inativados da gripe. Ou seja, eles não têm a capacidade de se multiplicar e infectar as pessoas com a doença.

Muito se fala sobre pessoas que se contaminaram com a gripe após serem vacinadas, mas essa informação é falsa. O que pode ocorrer, na realidade, é a contaminação por resfriados que já estavam incubados, ou então a contaminação pela gripe antes da vacina fazer efeito, o que pode demorar de duas a três semanas.

Alguns dos sintomas pós vacina são a dor e inchaço no local da injeção, além de febre e dor de cabeça, mas que desaparecem de 2 a 3 dias, sem exigir tratamento específico.

Onde se vacinar?

Todos os anos, o sistema público de saúde realiza a campanha de vacinação gratuita para a população. No entanto, alguns grupos de maior risco são priorizados nesta campanha. Até o momento da publicação deste texto, apenas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde podem se vacinar pelo SUS.

Dessa forma, para proteger a população em geral e, principalmente, os trabalhadores das indústrias, o SESI/SC realiza anualmente a campanha de vacinação da gripe dividida em duas etapas.

Nos primeiros meses do ano, é aberto o período de cadastramento para empresas interessadas em vacinar seus trabalhadores. Por meio desse cadastro, é feita a reserva de doses por um preço especial às indústrias.

Na segunda etapa, a vacinação é aberta para a população em geral, diretamente nas Clínicas SESI. Nelas, além da vacina da gripe também é possível ser imunizado contra outras doenças do calendário de vacinação especial.

Em nosso site, você pode saber mais sobre isso e ainda consultar a unidade mais próxima de você!

Tags