Compartilhe

Alimentação saudável

Alimentação saudável no cotidiano: como adotar novos hábitos?

Promoção da saúde nas empresas
Sem categoria

Com a correria do dia a dia, muitas vezes a alimentação saudável é deixada de lado e alimentos rápidos e pouco nutritivos substituem refeições mais completas. Ao fazer isso esporadicamente, os prejuízos à saúde não são percebidos. Contudo, quando isso se torna uma rotina, é preciso ficar atento.

A alimentação adequada, além de trazer benefícios ao organismo e aumentar a qualidade de vida, também fornece mais energia para desempenhar as atividades diárias, evita o sobrepeso e o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Para evitar riscos, é preciso estimular a conscientização sobre o assunto. Poder contar com o apoio das empresas neste estímulo é essencial!

Neste texto vamos trazer algumas dicas e informações relevantes sobre o assunto. Confira:

  • O que é um plano de alimentação saudável?
  • Por que é importante comer de forma consciente?
  • Aprenda a montar um prato mais saudável

O que é um plano de alimentação saudável?

O plano de alimentação saudável, ou planejamento alimentar, consiste em uma organização que permite manter a disciplina e a qualidade de alimentos de acordo com a rotina das refeições.

Para isso, é importante compreender que a alimentação saudável é aquela que atende às necessidades de cada pessoa, de acordo com as fases da vida e as características individuais. Dessa forma, ela deve ser adequada, ter custo acessível, ao mesmo tempo em que é saborosa, variada e bem conservada.

A base de um bom planejamento alimentar é a variedade na alimentação diária!

As formas como os alimentos são adquiridos e preparados – bem como as escolhas que se relacionam com a alimentação – podem aumentar a oportunidade para uma vida mais saudável. Por isso, antes de fazer suas refeições, faça quatro perguntas a si mesmo: o que estou comendo? Como estou comendo? Onde estou comendo? Com quem estou comendo?

Siga os 10 passos da reeducação alimentar:

  1. Não pule nenhuma refeição
  2. Tome café da manhã
  3. Fracione sua alimentação de três em três horas
  4. Prepare um prato colorido no almoço e no jantar
  5. Consuma de três a cinco frutas no dia
  6. Evite frituras, gorduras e doces em excesso
  7. Priorize os carboidratos integrais no lugar dos refinados
  8. Coma devagar e mastigue bem
  9. Pense em suas escolhas antes de se servir
  10. Concentre-se no seu objetivo e faça reeducação alimentar em vez de dieta

Por que é importante comer de forma consciente?

Comer consciente é a capacidade de saber gerenciar as emoções e os comportamentos, de modo a buscar uma alimentação mais saudável. Ele consiste na máxima de alimentar-se para nutrir o corpo e não para alimentar as emoções”.

Para comer de forma consciente, você deve sentar-se à mesa, servir um prato de alimentos colorido e variado, manter a respiração calma, mastigar sentindo o sabor e a textura dos alimentos. Além disso, é importante evitar a ingestão de líquidos durante a refeição e concentrar-se somente naquilo que está comendo, evitando de falar sobre problemas ou dificuldades da vida.

Como resultado, você deixará de comer excessivamente, sentirá mais prazer e saciedade, além de garantir a melhor digestão dos alimentos. Comece a praticar!

Como montar um prato mais saudável?

Cada alimento contém quantidades e tipos de nutrientes diferentes e, por isso, nenhum alimento é completo sozinho. Enquanto frutas e legumes tendem a oferecer energia e vitaminas, as carnes oferecem proteínas, por exemplo.

Para montar uma alimentação saudável e nutritiva, com equilíbrio e sabor, é preciso aprender a montar um prato de acordo com a roda de alimentos.

A roda de alimentos consiste em você dividir, aproximadamente, o prato em três partes:

  • A primeira parte equivale a 50% da área do prato e nela você irá servir frutas e hortaliças;
  • A segunda parte consiste em 25% do prato e deve ser destinada a cereais e leguminosas, como arroz e feijão;
  • Por fim, nos 25% restantes, você coloca proteínas, como carnes ou ovos.

Manter uma alimentação saudável nem sempre é uma tarefa fácil e em muitos casos a consulta a um profissional pode ser indicada. Se você ou sua empresa precisam de apoio para estabelecer uma alimentação mais saudável, o sesi + saúde pode ajudar.

Nas clínicas do SESI, contamos com nutricionistas especializados em oferecer auxílio para a reeducação alimentar e orientações para uma alimentação mais saudável. Encontre nossa unidade mais próxima!

Tags

Assine nossa newsletter

e fique por dentro das novidades!

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!