Compartilhe

Melhore a gestão de SST da sua empresa com o SESI/SC. Saiba como!

 Melhore a gestão de SST da sua empresa com o SESI/SC. Saiba como!

Segurança e saúde no trabalho

A gestão de SST é um dos grandes desafios dentro das empresas atualmente, pois engloba um conjunto de ações que exige muita atenção. Baseada na Consolidação das Leis Trabalhistas e das Normas Regulamentadoras (NR), as regras para uma correta gestão passam por ajustes e atualizações, exigindo um cuidado redobrado.

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET), o envio de informações ao eSocial, os cursos de NR são apenas alguns dos muitos tópicos que envolvem a gestão de SST e que precisam estar em consonância.

Para fazer com que ela funcione de maneira simples e adequada, é ideal que todas essas informações sejam processadas de forma integrada. Assim, as empresas não deixam de cumprir com suas obrigações na garantia de saúde e segurança aos trabalhadores.

Quer saber quem pode fazer isso para a sua empresa? O sesi + saúde!

Continue a leitura deste texto. Aqui vamos explicar o que é a gestão de SST, o porquê de ela ser tão importante e os principais motivos para contar com o SESI/SC.

 O que é a gestão de SST?

Para compreender o que é a gestão de SST, é preciso compreender primeiro que todas as regras relacionadas a esse assunto são estabelecidas pelas 35 Normas Regulamentadoras vigentes.

A partir delas, é possível fazer uma avaliação mais ampla das rotinas da empresa, na análise de potenciais riscos, na elaboração de propostas para evitar acidentes e doenças ocupacionais, bem como na prestação de informações aos órgãos fiscalizadores.

Tudo isso faz parte da gestão de SST!

Por que a gestão é importante?

O ponto principal das regras de SST é a garantia de melhores condições possíveis aos trabalhadores, evitando que corram riscos de sofrer acidentes ou de desenvolver doenças provocadas pela atividade que exercem.

Por esse motivo, a correta gestão de SST simplifica os métodos pelos quais as empresas se adequam às regras. Quanto mais simples e menos burocrático for o gerenciamento de todas as informações, melhores serão os resultados da empresa no quesito “prevenção”.

Por que contar com o SESI?

Desde sua criação, em 1946, o SESI tem o propósito de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria através da promoção da saúde e segurança no trabalho.

Acreditamos que a promoção de ambientes mais seguros, através de ferramentas mais modernas e simples, é capaz de transformar a indústria rumo a uma atividade mais produtiva e que eleve a qualidade de vida dos trabalhadores.

Por esse motivo, desenvolvemos soluções a partir da percepção das próprias indústrias e adequadas à realidade de cada uma.

Confira o depoimento de Felippe Augusto Silva, Coordenador SSMA da C-Pack:

Gestão de SST do sesi + saúde

O serviço de gestão de SST do SESI é uma solução pensada para atender as empresas de forma global. Tem foco no atendimento aos requisitos das normas regulamentadoras, com o objetivo de oferecer melhorias contínuas na saúde e segurança das empresas.

Entre as entregas estão a elaboração de programas, laudos, monitoramento e relatórios. Entre eles:

  • PGR: programa que tem a função de administrar os riscos de acidentes por meio de um gerenciamento dinâmico. Com ele, as empresas deverão ir além do levantamento de riscos, implementando também medidas efetivas de prevenção.
  • PCMSO: programa baseado nos riscos ocupacionais levantados pelo PGR e que deve, entre suas finalidades, detectar precocemente aquilo que pode levar riscos à saúde, perceber possíveis exposições excessivas a agentes nocivos, definir a aptidão de cada empregado para exercer suas funções, entre outras.
  • Envios ao eSocial: o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas é uma plataforma online desenvolvida pelo Governo Federal. Foi criado com o objetivo de simplificar a transmissão de informações que devem ser obrigatoriamente comunicadas, inclusive aquelas referentes à SST.

Conheça o Gestão de SST do sesi + saúde

Os documentos listados fazem parte da realidade de todas as indústrias. No entanto, cada empresa possui uma natureza e, por isso, suas necessidades variam. Por exemplo, algumas indústrias irão precisar de uma análise mais aprofundada em ergonomia, enquanto outras terão necessidade de realizar cursos em trabalho em altura. O SESI/SC está preparado para atender as empresas em todas as suas necessidades. 

A maior e mais completa rede de saúde corporativa do Brasil

Levar mais saúde e segurança para dentro das empresas é um dos pilares do SESI. Como prova disso, apenas em 2021 atendemos mais de 14 mil empresas e mais de 550 mil pessoas, levando soluções nas áreas da saúde.

Fugindo do comum, o SESI supera expectativas ao oferecer um portfólio mais amplo de soluções. Em SST, oferecemos Serviços de laudos e programas, treinamentos, exames médicos, avaliações, assessorias e muitas outras opções. Além disso, promovemos a saúde dos trabalhadores por meio da realização de eventos, do estímulo à prática de exercícios e ainda a proteção individual, com consultas médicas e odontológicas e o fornecimento de vacinas.

Equipe multidisciplinar parceira das indústrias!

Com uma equipe completa formada por engenheiros, técnicos de segurança, ergonomistas, médicos do trabalho, enfermeiros, fonoaudiólogos e muitos outros profissionais, a atuação do SESI ocorre de maneira integrada. Além da atenção às mudanças jurídicas que envolvem a gestão de SST, nossa equipe passa por constantes atualizações para um atendimento mais qualificado.

Como resultado, contamos com uma equipe que consegue facilmente se integrar aos trabalhadores das indústrias, perceber suas reais necessidades e propor melhorias efetivas para a manutenção do bem-estar pessoal e profissional. Empresas e colaboradores saem ganhando!

Reconhecimento a nível nacional

A atuação do SESI na área da saúde corporativa já teve reconhecimento a nível nacional. Foram 22 menções no Prêmio Marca Brasil, em categorias como Provedor de Medicina Ocupacional, Ginástica Laboral e SIPAT.

Além disso, o SESI também já foi premiado pelo Top of Mind em Promoção de Saúde, Serviços de segurança e saúde no trabalho e como Entidade Prestadora de Serviços.

Quer saber mais sobre o serviço de Gestão de SST e tirar outras dúvidas? Entre em contato!

Tags