Compartilhe

curso de NR-10

Curso de NR-10: tudo o que você precisa saber sobre segurança no trabalho com eletricidade

Segurança e saúde no trabalho

Garantir a proteção de trabalhadores que atuam em contato com serviços e instalações elétricas é o principal objetivo da norma regulamentadora 10 e do curso de NR-10. Isso porque os trabalhadores que atuam nessa área  estão sob risco de choques, queimaduras, explosões, perda de consciência e até mesmo quedas.

Nesse cenário, os cursos surgem com o intuito de evitar acidentes e fornecer informações relevantes sobre a execução das atividades e métodos de prevenção.

A norma determina ainda que cabe aos trabalhadores zelar pela saúde e segurança daqueles que possam ser afetados pelas suas ações. 

Por esses motivos citados acima, o curso de NR-10 é obrigatório para quem trabalha em contato com sistemas elétricos. Ao longo deste texto falaremos mais sobre o que diz essa norma regulamentadora e os cursos de NR-10 disponíveis no SESI. Continue a leitura!

O que determina a NR-10?

A NR-10 estabelece medidas de saúde e segurança para trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem com instalações ou serviços elétricos no ambiente de trabalho. Para as empresas, ela estipula medidas de controle que devem ser aplicadas para garantir a saúde e a segurança de seus colaboradores. Entre elas podem ser citadas:

  • Mapeamento das instalações elétricas;
  • Identificação prévia dos riscos de acidentes;
  • Vistorias e manutenções periódicas;
  • Treinamento dos trabalhadores;
  • Concessão de equipamentos de proteção;
  • Definição de procedimentos de segurança;
  • Implantação de sistemas de proteção.

>>> Leia também: Precisa fazer um curso de NR? Fique atento às exigências

>>> Leia também: Saúde e Segurança no Trabalho: saiba o que é e por que é tão importante

Entenda mais sobre a exigência do curso de NR-10

Em seu texto, a NR-10 determina que estabelecimentos que possuem carga instalada superior a 75kW devem dispor de documentação que comprove o treinamento dos trabalhadores. Além disso, para aqueles que atuam em instalações de alta tensão, a norma ainda exige um treinamento específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP).

A validade dos cursos é de dois anos, exigindo a realização de um curso de reciclagem ao fim desse período. A reciclagem também deve ser feita nos casos em que há troca de função ou de empresa, retorno de afastamento superior a três meses e modificações significativas nas instalações elétricas do local de trabalho.

Em todos os casos – curso básico, de SEP e de reciclagem – as qualificações devem ser reconhecidas pelo Sistema Oficial de Ensino, ou seja, o Ministério da Educação. É importante destacar também que essas capacitações têm validade apenas para a empresa que o capacitou e para as condições especificadas para a execução do trabalho. 

Conheça os cursos de NR-10 disponíveis no sesi + saúde

No sesi + saúde, os cursos obrigatórios de Segurança em instalações e serviços em eletricidade (básico) e o de Segurança no sistema elétrico de potência (SEP) e em suas proximidades (complementar) estão disponíveis em nosso catálogo. Além dele, estão disponíveis também os cursos de reciclagem.

Confira os cursos de NR-10 disponíveis no SESI:

Você ou os trabalhadores da sua empresa precisam fazer algum curso de NR-10? Acesse nossa página, solicite uma proposta e fale com um de nossos atendentes.

Tags