Compartilhe

Obra Mais Segura previne acidentes na construção civil

Obra Segura: o programa que ajuda a prevenir acidentes na construção civil

Segurança e saúde no trabalho

Ao longo dos anos, são frequentes as notícias sobre acidentes na construção civil. Em muitos casos, mesmo com o avanço tecnológico e com a adoção de medidas de segurança, muitos incidentes resultam em ferimentos graves e até mesmo em mortes.

Diversos fatores podem estar relacionados a isso, como a falta de treinamento, o uso de equipamentos defeituosos, a falta de supervisão e até mesmo o descumprimento de normas de segurança. 

Para reduzir os riscos, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) e o sesi + saúde desenvolvem o programa Obra Mais Segura, que tem o objetivo de avaliar as condições nos canteiros de obras e reduzir os riscos de acidentes, garantindo a segurança no trabalho.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o Obra + Segura:

Leia também: Segurança do trabalho na construção civil: conheça a NR-18 e outras normas

Primeiros certificados emitidos pelo SESI são entregues em Itapema/SC

Em dezembro de 2022, duas obras da construtora Dallo foram as primeiras a receber a certificação de Obra + Segura emitida pelo SESI na cidade de Itapema/SC.

Para que as obras pudessem receber essa certificação, uma equipe de trabalho do sesi + saúde capacitou um grupo de trabalhadores do canteiro de obras, realizando treinamentos, inspeções e orientações para evitar acidentes. Os agentes SOMAS (Supervisores Obra Mais Segura), como são chamados, passaram então a compreender mais sobre a necessidade de proteção no canteiro.

Fonte: Dallo Empreendimentos

Entenda como funciona o programa Obra + Segura

Após a definição dos Agentes SOMAS e da capacitação oferecida, a equipe do sesi + saúde realiza o acompanhamento periódico da obra e a inspeção do canteiro com base na aplicação de questionários da solução SEIF.

Ao final, são realizados relatórios com recomendações de adequação para que a obra se torne mais segura e reduza riscos de acidentes, conforme as normas vigentes.

As obras que não possuírem condições de risco grave ou iminente e atingirem a conformidade legal de acordo com o regulamento ganham o SELO de Obra + Segura.

Clique aqui e conheça o programa.

Programa Obra + Segura

Tags

Recentes

2
O que é Lesão por Esforço Repetitivo e o que fazer para prevenir?
15 de fevereiro de 2024 •

Por Oscar Führ

3
Invista em saúde integral: equilíbrio entre mente e corpo
9 de janeiro de 2024 •

Por Oscar Führ

5
Dengue: cuidados, prevenção e sintomas 
3 de maio de 2023 •

Por Jhenifer Schmitt