Compartilhe

dia_nacional_do_combate_ao_colesterol

Combate ao colesterol: conheça os cuidados necessários 

Promoção da saúde nas empresas

Sempre que ouvimos falar de colesterol, associamos com algo negativo. Mas apesar de termos um cuidado com os índices elevados, ele é primordial para o funcionamento do corpo humano. 

Mas como assim? Se ele é “ruim”, como que precisamos dele? Neste texto iremos explicar o que é o colesterol, como combater e quais cuidados necessários. Confira.

O que é o colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. É importante para a formação de hormônios, entre eles testosterona, estrogênio e cortisol, além de ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras da alimentação. Ou seja, o colesterol é fundamental para a nossa sobrevivência. 

No entanto, é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares.

Os problemas relacionados ao colesterol começam com a alta concentração de colesterol no sangue. Com isso, acaba aumentando o acúmulo nas paredes das artérias, ocasionando progressivamente a obstrução do fluxo sanguíneo.

Existe mais de um tipo de colesterol?

Sim, existem dois tipos principais de colesterol. O HDL é considerado o “colesterol bom”, e o LDL, o “colesterol ruim”. Quando há um desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, possibilitando o aumento da incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. Isso porque, ambos devem estar equilibrados. 

Estão diretamente associadas no desenvolvimento e desencadeamentos dessas doenças. Alguns fatores de risco são: obesidade, pressão alta, diabetes e tabagismo. Esses riscos podem ser controlados com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Como acontece o aumento do colesterol?

O excesso de colesterol pode ocorrer de duas formas: por fatores genéticos, ou alimentares. Após passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile, que é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Os níveis de colesterol no sangue dependem, portanto, principalmente da capacidade do fígado em removê-lo, e isso varia de pessoa para pessoa.

Para pessoas com o colesterol aumentado, é importante manter também os outros fatores de risco bem controlados. Além dos níveis de LDL, é preciso controlar a glicose, a pressão, parar de fumar e reduzir o peso, se for em excesso. 

Como é o tratamento?

Como mencionamos anteriormente, dois grandes aliados no combate ao colesterol são a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável. 

Por isso, pessoas com níveis muito altos de colesterol LDL precisam fazer dieta com baixo teor de gorduras consideradas ruins – ou seja, as saturadas – e associar a exercícios físicos aeróbicos regulares.

Fazendo isso, é possível reduzir de15% a 20% os níveis desse tipo de gordura no sangue e, consequentemente, atenuar as chances de complicações, como o infarto.

Quais alimentos contribuem para aumentar ou diminuir o colesterol?

Fazer a escolha correta dos alimentos que contribuem para a redução do colesterol não é uma tarefa tão fácil, pois envolve uma série de mudanças de hábito. Mas, para iniciar este processo, é importante conhecer esses alimentos.

O Ministério da Saúde conta com orientações para uma alimentação cardioprotetora, no qual classifica os alimentos em cores verde, amarelo, azul e vermelho, confira: 

Alimentos do grupo verde devem ser a base da alimentação diária, estando presentes em maior proporção em comparação com os demais grupos. Ele conta com alimentos in natura e minimamente processados, ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, além de não conter nutrientes que prejudicam o coração.

Entre os alimentos desse grupo podem ser citados: verduras, legumes, frutas, leguminosas, leite e iogurte desnatado.

Alimentos do grupo amarelo devem ser consumidos com moderação, conforme necessidade de energia, pois são alimentos ricos em calorias, minerais, vitaminas, sal e gorduras.

Os alimentos do grupo incluem pães, cereais, macarrão, tubérculos, farinhas, castanhas, doces de fruta, óleos e mel.

Alimentos do grupo azul devem ser consumidos em pequenas quantidades e menor proporção, se comparados aos anteriores. 

Como característica, esse grupo contém maior quantidade de gordura saturada, sal e colesterol, que podem fazer mal para o coração.

Os principais alimentos do grupo são carnes, queijos, creme de leite, ovos, manteiga, doces caseiros.

– Além dos grupos verde, amarelo e azul, a alimentação cardioprotetora conta também com o grupo vermelho. 

Ele é composto por alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes, e biscoitos recheados, que têm como principais características a baixa qualidade nutricional, a alta densidade energética (energia proveniente de carboidratos refinados, gordura saturada e gordura trans) e a elevada quantidade de sal. 

Além disso, são feitos com poucas quantidades de alimentos in natura ou minimamente processados. 

Normalmente, são formulações industriais com muitos aditivos químicos. O grupo vermelho não é recomendado por trazer malefícios e consequências negativas para a saúde, não contando para a orientação alimentar. 

Gostou de saber mais sobre o combate ao colesterol? O sesi + saúde preparou um 

Livro de Receitas saudáveis que podem te ajudar. Clique aqui e confira

Tags