Compartilhe

Dormir bem saúde mental

Dicas para dormir bem: por que a qualidade do sono é tão importante para nossa vida?

Promoção da saúde nas empresas

Só quem já sentiu na pele a dificuldade de dormir – e mais do que isso, dormir bem – entende a importância que uma boa noite de sono pode ter em nossas vidas. O amanhecer pós insônia significa um dia improdutivo e uma mente fragilizada, que por motivo de cansaço não vai funcionar adequadamente.

No curto prazo, dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração e impaciência são alguns dos sentimentos que atrapalham a rotina depois de uma noite mal dormida. No longo prazo, os riscos podem ser ainda mais graves.

Segundo dados divulgados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, pessoas que têm insônia e dormem menos de cinco horas por noite têm até 69% mais chances de ter um infarto do coração em comparação com quem não sofre desse problema. Além disso, a falta de sono também pode estar associada a casos de obesidade e de depressão.

Fato é que dormir bem é essencial para nossas vidas. Para aqueles que dormem oito horas por noite, significa passar ⅓ da vida dormindo. E esse repouso não acontece à toa.

Durante uma boa noite de descanso, nosso corpo passa por um processo de reparação física e mental, ocorrendo o reparo dos tecidos e o crescimento ósseo e muscular. É também neste momento que há um fortalecimento do sistema imunológico e um processamento dos acontecimentos diários, que permite o aprimoramento de nossa memória.

Se você passa ou já passou por esse problema, continue a leitura e entenda mais sobre o que acontece com o seu corpo. Além disso, conheça dicas para melhorar a qualidade de sono durante a noite.

O que significa “dormir bem”? Quantas horas devemos repousar?

Para muitas pessoas, demorar para pegar no sono, revirar na cama e acordar com a sensação de cansaço pode até parecer normal, mas tudo isso já caracteriza algum problema. 

Dormir bem consiste em adormecer rapidamente após se deitar, em horário regular, sem interrupções ao longo da noite, acordando de forma natural ao amanhecer e com o sentimento de estar revigorado.

Apesar da quantidade de horas necessárias variarem de pessoa para pessoa, a National Sleep Foundation, entidade dos Estados Unidos, criou uma estimativa de horas que cada faixa etária deve dormir. Entre as principais percepções estão o número mais elevado de horas nas fases iniciais da vida, principalmente pelo processo de crescimento, e também a redução de horas à medida que envelhecemos.

Confira:

O que é insônia e quais as principais causas?

Quando uma pessoa tem dificuldade para pegar no sono, ou então se manter dormindo ao longo de toda a noite, pode ser caracterizado como insônia. Ela consiste em um estado em que o corpo fica sob vigília, surgindo por um evento estressor e que se agrava por questões comportamentais. 

Esse problema, que afeta 73 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), pode ser isolado, ou ainda se tornar um problema crônico. 

Mulher jovem insônia
De acordo com a ABS, mulheres jovens, que compartilham a cama com outra pessoa e usam smartphone e mídias interativas na hora de dormir são as mais propensas a desenvolver insônia.

Apesar disso, os mais variados fatores podem ser motivo para a dificuldade em dormir. Entre eles estão desde ambientes e estruturas desconfortáveis, o uso de álcool, medicamentos ou outras drogas, dores corporais ou outras doenças, bem como um estilo de vida pouco saudável com hábitos que prejudicam o sono.

Em muitos casos, a insônia ainda está associada a transtornos de ordem mental, como ansiedade e depressão.

O que fazer para dormir bem? 

Como visto anteriormente, a insônia aparece como resposta a algum evento estressor. Isso significa que o seu tratamento não se dá olhando especificamente para ela, mas sim para aquilo que pode estar a causando.

Saber identificar qual o real problema é o primeiro passo, que pode ser dado por meio de reflexão, prestando atenção aos principais pensamentos que vem à mente, ou então com a ajuda de algum profissional de psicologia.

Além disso, existem outras ações que podem ampliar a capacidade de dormir e melhorar a qualidade do sono.

Higiene do sono: método sugere dicas para dormir bem

Para que tenhamos noites de sono agradáveis, os hábitos que adotamos durante o dia devem estar de acordo. Algumas práticas, como tirar cochilos ou praticar atividades físicas intensas poucas horas antes do horário de dormir, consumir bebidas estimulantes e ingerir comidas pesadas, bem como o uso intenso de telas podem influenciar para a má qualidade do sono.

Por esse motivo, a higiene do sono oferece dicas para a mudança de hábitos e melhora do descanso. Confira algumas dicas:

  • Não faça outras atividades em sua cama, como trabalhar, comer ou assistir filmes. Acostume a sua cabeça para que o local seja para descanso;
  • Controle a incidência de iluminação artificial antes de dormir. Opte por luzes amarelas e indiretas;
  • Evite o uso de telas 1 hora antes de dormir. Opte por atividades que reduzem os estímulos visuais, como ler um livro;
  • Limite a iluminação do quarto durante a noite. Evite manter luzes acesas e invista em blackouts e cortinas que contenham a entrada da luz externa;
  • Em caso de insônia, vá para outro cômodo da casa até o sono voltar. Essa atitude segue a mesma lógica de acostumar a mente para que a cama seja local de descanso;
  • Crie um ritual de tranquilidade antes de dormir. Busque atividades relaxantes para antecipar a hora de dormir, como tomar um chá, fazer aromaterapia, ou ouvir músicas calmas;
  • Evite olhar para o relógio. Dessa forma, você evita de fazer a conta de “quantas horas restam para dormir”;

Além dessas ações, é importante também a adoção de hábitos saudáveis durante o dia, como praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e fazer o gerenciamento do estresse.

Tags