Compartilhe

Janeiro Branco: saúde integral

Invista em saúde integral: equilíbrio entre mente e corpo

Promoção da saúde nas empresas

Quando o assunto é a busca por uma vida mais saudável, diversos tópicos podem vir à mente, como a alimentação, a prática de atividades físicas, o descanso adequado, a gestão do estresse e de problemas emocionais, entre outros. Contudo, é comum que esses fatores sejam tratados de forma isolada, como se o cuidado com apenas um deles fosse suficiente para alcançar uma vida plenamente saudável. 

Quem nunca se sentiu culpado por não conseguir tomar os tão recomendados 3 litros de água por dia? Ou então, ter peso na consciência por estar comendo um lanche cheio de açúcar em vez de frutas e legumes? É claro que isso não deixa de ser importante, mas é preciso olhar mais a fundo para tudo isso.

A saúde integral entra neste cenário para cruzar todas as áreas que influenciam na qualidade de vida, bem-estar e na prevenção de doenças, exigindo uma autoavaliação para saber quais tópicos precisam de mais atenção.

Por exemplo, se o estresse do trabalho está influenciando para noites de insônia, não basta apenas adotar uma boa alimentação. Da mesma forma, procurar auxílio psicológico não será 100% eficaz, caso você esteja levando uma vida sedentária.

Neste texto, vamos abordar mais sobre a necessidade de relacionar diferentes fatores na busca pela saúde.

Como o emocional e o físico se relacionam?

Quando obtemos uma boa saúde física, equilibrando uma alimentação saudável e exercícios regulares, podemos perceber resultados positivos na saúde emocional ao reduzir os níveis de estresse e ansiedade, por exemplo. 

Por outro lado, ao buscar cuidado para a saúde mental, como acompanhamento psicológico, gestão de estresse e apoio social, podemos ampliar a motivação para adotar um estilo de vida mais ativo.

A influência dos neurotransmissores

O nosso cérebro é como um computador que trabalha de forma ininterrupta, regulando todo o nosso corpo e nossas emoções. Dessa forma, todos os estímulos aos quais somos expostos geram reações que podem ser percebidas tanto no emocional, como no fisiológico.

Na transmissão de informações entre as células nervosas presentes no cérebro, os neurotransmissores são os responsáveis por fazer a “comunicação” entre os neurônios. Esses neurotransmissores, como é o caso da dopamina e da serotonina, são responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer que temos ao realizar ou concluir atividades.

Para se ter noção da importância da relação equilibrada entre mente e corpo, é só prestar atenção à origem desses neurotransmissores. Enquanto a dopamina vem da prática de exercícios físicos e até mesmo ao comer algo apetitoso, a serotonina é produzida quando nos alimentamos de forma saudável, ingerimos água, tomamos banhos de sol e até mesmo quando recebemos afeto.

saúde integral - neurotransmissores serotonina e dopamina

Saúde integral contra doenças psicossomáticas

Um dos exemplos mais claros sobre a relação da saúde física com a mental está nas doenças psicossomáticas. Elas consistem em sintomas físicos, mas que surgem devido à fragilidade emocional.

Entre os exemplos mais frequentes estão os distúrbios gastrointestinais, enxaqueca e dermatites. Quando provocados por problemas de ordem mental, tratar o próprio sintoma não traz efeitos, sendo necessária uma atenção psicológica.

Da mesma forma, a ausência de cuidados físicos também pode trazer complicações para o emocional. Como exemplo pode ser citado o sedentarismo ou o sobrepeso corporal afetando a autoestima. Nesse caso, além do acompanhamento psicológico, é preciso investir também em atividades físicas.

Saúde integral nas empresas. Como saber no que investir?

A análise de dados é a forma mais eficaz para basear decisões. Na área da saúde isso não é diferente. Para saber no que investir, é preciso primeiro saber o que se faz necessário entre os trabalhadores.

Para isso, preste atenção aos principais problemas que afetam a sua empresa. A partir deles, você consegue reconhecer padrões e identificar áreas que exigem maior atenção. O problema é o presenteísmo? Invista em atendimentos de saúde mental. O problema são os afastamentos por lesões físicas? Invista em um programa de atividades físicas.

Outro método importante é o de escuta ativa. Pergunte aos trabalhadores da sua empresa quais as suas principais necessidades e o que sentem falta quando o assunto é saúde. A partir disso, você poderá criar programas de bem-estar a partir daquilo que é solicitado, e não a partir do que você acredita ser o melhor.

Planeja sesi + saúde: identifique necessidades com base em dados

O Planeja sesi + saúde é uma assessoria especializada em saúde para as empresas que consegue identificar as reais necessidades e desenvolver um planejamento de programas em saúde de acordo com o que foi levantado.

Com a utilização de uma assistente virtual, o Planeja consegue fazer um mapeamento de dados sobre os trabalhadores e suas carências. A partir disso, a adoção de iniciativas, como o investimento em programas de saúde e a concessão de benefícios podem ser feitas com base em dados consolidados.

Além disso, o Planeja ainda monitora as ações adotadas, verificando sua real efetividade.

Quer saber mais sobre o Planeja? Clique aqui.

Aproveite também para baixar nossos materiais sobre o Janeiro Branco e compartilhe com sua equipe.

Tags