Compartilhe

saúde bucal serviços de odontologia

Saúde Bucal e a importância de investir em serviços de odontologia

Saúde assistencial

Você sabe o que é saúde bucal e o impacto dela na sua vida? 

A saúde bucal não se refere unicamente aos dentes, mas sim aos cuidados que envolvem todo o aparelho mastigatório, ou seja, dente, boca e tudo que está ligado a ele. Para além do estético, a saúde bucal está relacionada com toda a funcionalidade. 

Estar com a sua saúde bucal em dia é importante para o seu bem-estar, a sua autoestima e a saúde geral do seu corpo. Afinal, uma boca saudável é aquela que proporciona uma boa mastigação, o que é fundamental para uma boa digestão dos alimentos e uma melhor absorção dos nutrientes.

Quando falamos em saúde, prevenção é o caminho para evitar problemas e desconfortos. Para isso, leia este conteúdo completo que preparamos para tirar todas as dúvidas sobre saúde bucal e a importância de buscar serviços odontológicos regularmente. 

O que é saúde bucal?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) compreende como saúde bucal um estado em que a pessoa está livre de dores, desconfortos e alterações na boca e na face, abrangendo as condições de câncer oral ou na garganta, infecções e ulcerações bucais, doenças e quaisquer distúrbios que possam afetar a qualidade de vida, impedindo que a pessoa coma, sorria, fale ou se sinta socialmente confortável.

Tão importante quanto manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos para auxiliar no correto funcionamento do corpo, manter a saúde bucal em dia é essencial.

Importância dos cuidados com a saúde bucal

Para ficar com a saúde bucal em dia e manter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias após cada refeição e também uma última vez antes de dormir. 

É preciso incluir na rotina a higiene dos dentes utilizando uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor.

Além disso, confira outras dicas:

  • Complemente a escovação passando o fio dental entre todos os dentes;
  • Escove a língua também, pois ela acumula restos de alimentos e bactérias que provocam o mau hálito. Nesta etapa, faça movimentos cuidadosos com a escova, “varrendo” a língua da parte interna até a ponta;
  • Alimente-se de forma saudável; e
  • Realize serviços odontológicos regularmente.

Com esses cuidados, é possível se certificar que a região está limpa e diminuir a proliferação de bactérias que causam problemas.

Problemas bucais mais comuns

A má higienização bucal pode refletir em uma série de problemas bucais. Abaixo, listamos as mais comuns. Confira: 

O QUE É CÁRIE?

A cárie é uma doença causada por bactérias que vivem na boca e utilizam o açúcar da nossa alimentação para produzir ácidos que destroem os dentes. Em estágio avançado, ela pode causar dores, desconfortos e até a perda dos dentes. Para prevenir o aparecimento das cáries, é importante ter uma boa rotina de cuidados com a higiene bucal.

DOENÇAS DA GENGIVA

Essas doenças ocorrem principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana (película viscosa e incolor formada por bactérias e restos de comida acumulados na superfície dos dentes e na gengiva). Começa com a inflamação, chamada de gengivite, que tem como característica o sangramento. 

Se a gengivite não for tratada, pode avançar e atingir o osso que sustenta o dente (periodontite), causando a exposição da raiz e deixando o dente “solto”, podendo ocasionar até mesmo na perda.

PERDA DENTÁRIA E A NECESSIDADE DE USO DE PRÓTESE

Na ausência dos dentes naturais, recomenda-se o uso de próteses dentárias, como dentadura ou ponte móvel, esses itens são fundamentais para a correta mastigação dos alimentos e a fala, além de manter o equilíbrio das estruturas da face e das articulações.

Atualmente, os implantes dentários são utilizados como substitutos das próteses, oferecendo mais praticidade para quem precisa do seu uso. Entre os benefícios está a fixação dos novos dentes à boca, diferente das próteses móveis.

BOCA SECA É RISCO PARA A SAÚDE BUCAL?

A falta de saliva (boca seca) é uma queixa comum entre as pessoas idosas. Além de ser uma manifestação comum ao envelhecimento, pode ser causada pelo uso de alguns medicamentos ou por distúrbios na saúde. 

A boca seca influencia um risco maior para o desenvolvimento de cárie dentária, incômodo no uso da prótese, perda do paladar, mau hálito e dificuldades para falar, mastigar e engolir os alimentos. 

LESÕES NA BOCA

As lesões na boca podem trazer uma série de problemas e malefícios para a sua saúde, tanto bucal como física, por isso, observe regularmente se existe alguma alteração nos lábios, na área interna das bochechas, nas gengivas, no céu da boca, na garganta, na superfície e abaixo da língua. 

A precaução e cuidado também vale para manchas, caroços, inchaços, feridas ou placas esbranquiçadas e avermelhadas. 

Ao notar alguma alteração nova em sua boca ou uma ferida que não cicatriza, mesmo que indolor, procure um dentista ou outro profissional de saúde para realizar uma avaliação.

Importância de realizar serviços odontológicos regularmente

Quando há um quadro clínico avançado – quando há alguma dor ou desconforto –, é comum que as pessoas procurem um profissional de saúde para cuidar de algum problema. 

Contudo, essa é uma prática inadequada, uma vez que o cuidado com a saúde bucal deve ser preventiva.

O sesi + saúde prioriza a prevenção de quaisquer problemas de saúde, incluindo a bucal. Por esse motivo, nós promovemos ações para incentivar os cuidados com a saúde da boca, além de incentivar que trabalhadores, seus dependentes e toda a comunidade busquem o auxílio de dentista com frequência.

Com um atendimento odontológico disponível em unidades fixas e unidades móveis, focamos na educação, prevenção e promoção de saúde.

Ajude a levar mais saúde bucal para a população, incentivando a busca pelos cuidados odontológicos. Conte com a parceria da Odonto SESI neste trabalho.

Para saber mais sobre nossos serviços, clique aqui. 

Tags