Compartilhe

Uso de EPI

“–  Qual EPI devo usar?” Saiba tudo sobre os equipamentos de proteção individual 

Segurança e saúde no trabalho

Para cada atividade trabalhista, existem diversos riscos que podem ser evitados. Saber “qual EPI devo usar” é uma ótima maneira de aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes.

Mas se você acredita que o uso desses equipamentos é óbvio e simples, pode estar influenciando para o aumento dos riscos. Isso porque o uso de EPI – e o correto uso deles – depende muito do estabelecimento de uma cultura organizacional sobre o assunto e conscientização por meio das lideranças.

É fato que a legislação existe e deve ser cumprida, mas no cotidiano das atividades, quando não há um incentivo efetivo sobre o uso e nem uma supervisão frequente, é possível que os trabalhadores abram mão desses equipamentos. A falta de treinamento para o uso correto, o acesso a EPI inadequados ou defeituosos e até mesmo a falta de conforto para o trabalho podem influenciar para essa decisão perigosa.

A partir disso, é importante lembrar que além dos riscos para a segurança do trabalhador, a empresa também pode sofrer penalidades pelos órgãos reguladores, tendo que pagar multas e até mesmo responder por processos criminais.

Para auxiliar no assunto, neste texto vamos falar sobre a norma regulamentadora 6 e listar alguns EPI que devem ser utilizados em trabalhos que oferecem risco. Acompanhe!

NR-6: o que é e o que determina?

A norma regulamentadora 6 – ou NR-6 – determina que EPI é todo dispositivo que tem objetivo de oferecer proteção aos trabalhadores contra os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Ela estabelece ainda as diretrizes sobre esses equipamentos, sendo direcionada aos trabalhadores, que deverão usá-los, às empresas, que ficam responsáveis em fornecê-los e até às que fabricam ou importam esses produtos.

Para as empresas, cabe fornecer aos trabalhadores os EPI corretos, em perfeito estado de conservação e aprovados por órgão nacional, de acordo com as atividades que serão realizadas. Além disso, ficam responsáveis por oferecer treinamentos para o uso correto e por exigir o uso durante as atividades laborais.

Já aos trabalhadores, fica determinada a obrigatoriedade do uso dos equipamentos, utilizando-os apenas para a finalidade que se destinam. 

É importante destacar que, para além da NR-6, é preciso ficar atento também às exigências que outras NR estabelecem sobre o uso de EPI e outros métodos que visam garantir a segurança dos trabalhadores.

>>> Leia também: Equipamento de Proteção Individual e eSocial: tudo o que você precisa saber

Todas as atividades trabalhistas exigem o uso de EPI?

O uso de EPI está condicionado à presença de riscos no ambiente de trabalho. Esses riscos podem ser divididos em 5: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Por esse motivo, todas as atividades trabalhistas podem oferecer riscos em diferentes níveis.

>>> Leia também: Higiene ocupacional: conheça os riscos ambientais que colocam trabalhadores e empresas em perigo

Confira abaixo algumas atividades e seus respectivos EPI:

Quais os EPI para trabalho em altura?

EPI para trabalho em altura - Acervo CNI

Qualquer atividade realizada em uma altura superior a dois metros em relação ao solo é considerada trabalho em altura. Esse tipo de atividade está bastante relacionada com obras de construção civil, limpeza de telhados, pintura de fachadas, ou atividades feitas em andaimes.

O principal risco desses trabalhos são as quedas, que podem provocar fraturas graves e até mesmo levar à morte.

Principais EPI do trabalho em altura:

  • Cintos paraquedistas;
  • Talabartes;
  • Trava-quedas;
  • Mosquetões.

Quais os EPI para soldador?

Durante o trabalho, os soldadores são expostos a riscos que podem atingir diferentes partes do corpo. Entre eles estão choque elétrico, inalação de gases, queimaduras no corpo e nos olhos provocadas por fagulhas, explosões, entre outros.

Principais EPI para soldador:

  • Máscara de solda;
  • Máscara respiratória;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas de segurança;
  • Avental de raspa;
  • Protetor auditivo

Quais os EPI para eletricista?

EPI para trabalho com eletricidade - Acervo CNI

O trabalho de eletricistas envolve riscos que vão além dos choques elétricos. Queimaduras, desmaios e até mesmo quedas podem ocorrer.

Tudo isso exige desses profissionais um cuidado extra no uso dos EPI.

Principais EPI para eletricista:

  • Botina dielétrica;
  • Luva isolante;
  • Manga isolante;
  • Protetor facial;
  • Cinturão;
  • Capacete classe B (dielétrico),

Quais os EPI para operador de motosserra?

EPI para trabalho com motosserra

Os riscos aos quais os operadores de motosserras estão expostos não são poucos. Além disso, podem ser perigosos para sua integridade física.

Diretamente, o trabalhador corre o risco de sofrer cortes ou até mesmo ser atingido por um rebote da motosserra. Ainda, outros riscos envolvem a inalação de poeira, queda de galhos e até mesmo o ruído produzido pela máquina.

Principais EPI para operador de motosserra:

  • Capacete;
  • Protetor auditivo;
  • Protetor facial em tela;
  • Slot;
  • Calça de segurança.

Quais os EPI para câmara fria?

Os trabalhadores que atuam em câmaras frias estão expostos a baixas temperaturas e umidade, que pode provocar doenças respiratórias, hipotermia, congelamento das extremidades do corpo, lesões na pele, diminuição da circulação sanguínea e muitos outros.

Para garantir a segurança e bem-estar em profissões desta área, cuidado nunca é demais.

Principais EPI para câmara fria:

  • Uniforme térmico e impermeável;
  • Luvas térmicas;
  • Capuz de proteção.

Independentemente da área de atuação, é essencial compreender que o uso de EPI é uma responsabilidade coletiva entre trabalhadores e empresas. Investir nisso é uma das principais formas de garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Nas capacitações de NR do SESI, as orientações sobre o uso adequado de EPI e outras formas de prevenir acidentes e doenças ocupacionais integram a carga horária preparatória. Clique aqui e saiba mais.

Tags