Compartilhe

Saúde e Segurança no Trabalho: saiba o que é e por que é tão importante

Saúde e Segurança no Trabalho: saiba o que é e por que é tão importante

Segurança e saúde no trabalho

Você sabe o que acontece quando se mistura saúde e segurança no trabalho? Acredite, os benefícios são inúmeros!

Os colaboradores se sentem mais motivados para desempenhar as suas funções e os números de afastamentos provocados por acidentes e doenças diminuem. Além disso, os resultados são mais facilmente alcançados e, ainda, as empresas não correm risco de serem multadas por estarem descumprindo normas.

Para você, a saúde e a segurança no trabalho significam somente oferecer condições mínimas para os trabalhadores ou vão além disso? Se você acredita que oferecer o básico é suficiente, então esse texto foi feito especialmente para você!

Aqui responderemos às seguintes perguntas:

  • Quais os principais motivos de afastamento do trabalho?
  • O que é saúde e segurança no trabalho?
  • Quais os objetivos da SST?
  • Quais as normas que regem a segurança no trabalho?
  • Como a segurança se relaciona com a saúde?
  • O que é a saúde e segurança 4.0?

Para iniciar essa abordagem, devemos nos lembrar que existem muitos serviços sendo executados em ambientes com muito barulho, muita sujeira, em contato com substâncias químicas ou que apresentem algum tipo de periculosidade.

Toda atividade econômica pode apresentar riscos ambientais, ergonômicos e de acidente. As indústrias, que empregavam aproximadamente 7,6 milhões de brasileiros em 2019, segundo dados do IBGE, precisam estar atentas à segurança e à saúde dos seus trabalhadores.

A implementação de programas e normas de SST são responsáveis pela garantia de condições adequadas de trabalho e redução de agentes causadores de doenças. Contudo, mesmo com muito cuidado, os acidentes e doenças podem acontecer.

Quais os principais motivos de afastamento do trabalho?

De acordo com o mais recente Boletim sobre Benefícios por Incapacidade do Ministério da Fazenda (atual Ministério da Economia), divulgado em 2017, as lesões e envenenamentos causados por agentes externos foram os principais motivos de afastamento entre 2012 e 2016 no Brasil, com 31% dos registros.

Na sequência, doenças do sistema osteomuscular e transtornos mentais e comportamentais também tiveram índices expressivos de afastamentos, com 19% e 8,9% respectivamente. Esses três principais motivos somaram quase 4,5 milhões de afastamentos.

No estado de Santa Catarina, durante o ano de 2020 foram contabilizados 7.655 afastamentos, segundo dados levantados pelo Observatório da FIESC. Desse número, 71,9% foram de homens e o principal motivo foi o de acidentes típicos, que englobam as lesões.

Ao fazer uma análise global sobre o assunto, as perspectivas também não são positivas.

Segundo dados levantados pela Organização Mundial da Saúde, junto com a Organização Internacional do Trabalho, quase 2 milhões de pessoas morrem a cada ano por causas relacionadas ao trabalho em todo o mundo.

A doença pulmonar obstrutiva crônica, o acidente vascular cerebral e a doença isquêmica do coração são os três principais motivos de morte entre os trabalhadores. O levantamento apontou que a exposição a longas jornadas de trabalho e a poluição do ar são os principais fatores que influenciam para o surgimento dessas doenças.

O que é SST e quais os principais objetivos dela?

Desde que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi aprovada no Brasil, a segurança do trabalho recebeu atenção especial. Em seu 5º capítulo, que dispõe sobre Segurança e Medicina do Trabalho, são descritas as responsabilidades de órgãos competentes, empresas e empregados em relação ao assunto.

Dessa forma, a SST consiste em normas e ações legais que devem ser seguidas para evitar ou diminuir ao máximo as chances de desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes, com a finalidade de proteger a saúde física e mental dos trabalhadores.

Apesar de praticamente todos os tipos de empregos, nas mais variadas áreas, oferecerem algum tipo de perigo, a SST oferece atenção especial para aquelas pessoas que atuam em operações perigosas, como em contato com explosivos, eletricidade, substâncias químicas, materiais inflamáveis, entre muitos outros.

A SST surge, então, como ferramenta para garantir a promoção da saúde, do bem-estar e da manutenção da qualidade de vida de todos, mesmo aqueles que desempenham atividades com altos níveis de insalubridade.

Leia também: Técnico em Segurança do Trabalho: tudo sobre o curso e a profissão

Saiba quais são as principais normas que regem a SST

Para que empregadores e empregados cumpram corretamente as regras de saúde e segurança dentro dos ambientes de trabalho, a CLT conta com disposições complementares ao seu 5º capítulo: as Normas Regulamentadoras (NR).

Como a busca pela eliminação dos riscos é constante, todas essas normas passam por atualizações frequentes, sempre visando o melhor para os trabalhadores e exigindo atenção redobrada para as empresas que precisam cumpri-las.

Atualmente, existem 37 NR e dessas, 35 estão em vigor (NR 2 e NR 27 revogadas). Confira algumas das principais:

NR 1 – Disposições gerais

É caracterizada como a Norma Geral, estabelecendo o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às NR, bem como a aplicação do PGR (Saiba por que ele é importante para a sua empresa).

NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Essa norma estabelece regras para a instalação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) dentro das empresas, bem como descrever as suas responsabilidades.

NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Dispõe sobre os equipamentos considerados de proteção para a execução de determinadas atividades e a obrigatoriedade de seu uso.

NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade

Com o intuito de proteger trabalhadores que atuam com eletricidade, essa norma estabelece os requisitos e condições mínimas para garantir proteção e segurança.

NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais

Estabelece normas de segurança para profissionais que atuam na logística de materiais.

NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos

Destinada aos trabalhadores que atuam no funcionamento, montagem, instalação, manutenção etc. de máquinas e equipamentos.

NR 15 – Atividades e operações insalubres

Estabelece normas de segurança para trabalhadores que atuam em áreas de pressão superior à atmosférica e em contato com agentes químicos e biológicos. Além disso, estabelece limites de tolerância e exige laudos específicos para a atuação de outras atividades.

NR 16 – Atividades e operações perigosas

Norma de segurança para trabalhadores que exercem atividades consideradas de alto risco, como manipulação de materiais explosivos e inflamáveis, trabalhos que podem envolver violência, serviços com energia elétrica e atividades com motocicleta.

NR 24 – Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

Norma que estabelece condições mínimas de higiene e de conforto, tendo como base o dimensionamento das instalações e o número de trabalhadores pelo espaço.

NR 28 – Fiscalização e penalidades

Atribui responsabilidade aos órgãos fiscalizadores, bem como estipula prazos para cumprimento de obrigações e multas em casos de descumprimento.

NR 35 – Trabalho em altura

Descreve os requisitos mínimos de proteção para trabalhadores que atuam direta ou indiretamente com essa atividade.

Saúde e Segurança no Trabalho: como se relacionam e previsões para o futuro

Acidentes trabalhistas e doenças ocupacionais ocorrem na realização das atividades desempenhadas no ambiente de trabalho ou em função dele.

Esses problemas podem ser simples, exigindo tratamentos rápidos, mas também podem ser de alta gravidade, causando a morte, lesões irreversíveis ou exigindo longos períodos para que o trabalhador consiga recuperar sua capacidade de trabalho. 

Dessa forma, a segurança que os trabalhadores precisam para evitar acidentes, como quedas, ferimentos e lesões em geral, bem como doenças, como as respiratórias, cardíacas e até mesmo de saúde mental, está diretamente relacionada com sua saúde.

A SST surge como um elo que une a segurança e a saúde em um só, atuando sempre no objetivo de oferecer as melhores condições de trabalho para qualquer área de atuação.

Nos dias atuais, com a evolução das tecnologias, modernização de equipamentos e a automatização de processos, fica cada vez mais simples de prever e gerenciar potenciais riscos para a saúde e para a vida dos trabalhadores.

Nesse contexto, a indústria 4.0 e a SST 4.0 passam a utilizar a automação, dados, IoT, wi-fi e outras tecnologias para intensificar as ações de saúde e segurança dentro das empresas, por meio de uma análise de risco constante e monitoramento de indicadores dos próprios trabalhadores, como bem-estar, rendimento etc.

Para acompanhar essas mudanças e novidades dentro da SST e do amplo mundo da saúde corporativa, te convido para continuar acompanhando nosso blog.

Em breve, traremos novidades no assunto!

Tags

Recentes

2
O que é Lesão por Esforço Repetitivo e o que fazer para prevenir?
15 de fevereiro de 2024 •

Por Oscar Führ

3
Invista em saúde integral: equilíbrio entre mente e corpo
9 de janeiro de 2024 •

Por Oscar Führ

5
Dengue: cuidados, prevenção e sintomas 
3 de maio de 2023 •

Por Jhenifer Schmitt