Compartilhe

O que é abril verde

O que é Abril Verde? Confira 5 dicas de ações criativas para empresas

Promoção da saúde nas empresas
Segurança e saúde no trabalho

O Abril Verde é uma campanha que busca desenvolver ações voltadas à prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho. Realizado anualmente, o Abril Verde estimula empresas a apresentar as ações de cuidado que estão sendo realizadas, bem como incentivar os colaboradores a adotarem hábitos de saúde e segurança.

O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Se você procura ideias para Abril Verde da sua empresa, continue a leitura.

Como surgiu o Abril Verde?

Compreender o que é o Abril Verde é importante para criar iniciativas voltadas para a proteção dos trabalhadores. Mas entender a origem desta campanha é essencial para entender a gravidade do assunto.

Em novembro de 1968, uma explosão de grandes proporções ocorreu em uma mina de carvão no estado da Virgínia, nos EUA, matando 78 trabalhadores. O acidente, conhecido como “Desastre na mina de Farmington”, resultou em um grande incêndio que, para ser contido, exigiu o lacre de todos os acessos ao interior da mina. Os corpos de 19 vítimas nunca foram encontrados.

No ano de 2003, a OIT estabeleceu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho, em memória às vítimas do acidente. A data já era utilizada como memorial para trabalhadores que perderam a vida em acidentes de trabalho no Canadá e EUA.

Assim como o Brasil, diversos países também adotaram a data em seus calendários, estimulando a abordagem sobre saúde e segurança no trabalho.

Número de acidentes de trabalho no Brasil chama a atenção

Dados levantados pelo SmartLab – Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, órgão ligado ao Ministério Público do Trabalho e à OIT, apontam que o Brasil está entre os países com maior número de acidentes de trabalho e também de mortes decorrentes disso.

Somente no ano de 2021, 571,8 mil notificações de acidentes de trabalho foram registradas e 2,5 mil notificações de acidentes com morte. O observatório estima que a cada 51 segundos, no Brasil, um acidente de trabalho acontece e, a cada quase quatro horas, uma morte.

Quais ações podem ser feitas no Abril Verde?

Agora que você já sabe o que é o Abril Verde e a importância dele, é hora de colocar a mão na massa e de planejar as ações. Dentro da sua empresa, a prevenção de acidentes de trabalho e os cuidados para evitar doenças ocupacionais podem ser feitos de diversas maneiras, muitos de forma bem simples.

A saúde e a segurança dos trabalhadores dependem muito das ações obrigatórias que a empresa deve adotar conforme as normas regulamentadoras. Mas para além disso, o cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida também são de extrema relevância para garantir o bom funcionamento da empresa e o engajamento da equipe.

Papel e caneta na mão? Confira algumas ideias para levar o Abril Verde para sua empresa.

1. Chame um nutricionista: estimule o cuidado com a alimentação

Com o início do outono, o mês de abril é marcado pela mudança das temperaturas e com isso, a mudança de muitos hábitos. A alimentação é um desses hábitos que precisa de uma atenção especial.

Para o Abril Verde, você pode realizar ações oferecendo frutas, verduras e legumes da época, estimulando uma alimentação mais saudável. Você pode também apresentar diferentes formas de elaborar os pratos com os ingredientes.

Lembre-se que o acompanhamento de um profissional de nutrição é essencial para uma ação mais robusta.

2. Incentive a prática de atividades físicas

Estão mais do que comprovados os benefícios que as atividades físicas têm para a saúde do corpo e da mente. Quando parte da empresa, o incentivo para a prática desses exercícios pode ter resultados positivos.

Na sua empresa, crie grupos para a prática de esportes, como futebol e vôlei, e disponibilize espaços para a realização dessas atividades. Durante o Abril Verde, você pode executar um campeonato com diferentes equipes e modalidades

3. Ginástica laboral: possibilite pausas para alongamentos

Quando um trabalhador passa longas jornadas fazendo suas atividades na mesma posição e com movimentos repetitivos, pode desenvolver problemas como a LER (lesão por esforço repetitivo), uma das principais causas de afastamentos do trabalho.

Para reduzir as chances de lesões, poucos minutos de alongamento e atividades para descompressão fazem muita diferença.

4. Oriente os trabalhadores para o uso de EPIs

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC) são obrigatórios e essenciais para a proteção dos trabalhadores. Incentivar o uso e, principalmente, a correta utilização é de extrema importância para sua saúde e segurança.

Que tal abordar o tema durante o Abril Verde?

5. Realize a SIPAT durante o Abril Verde

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório, regulamentado pela NR-5. Por meio dela, é comum profissionais da área da saúde e da segurança irem até as empresas para abordar os mais variados assuntos e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se adotar comportamentos seguros e saudáveis.

Esta também é uma boa ideia para aproveitar a temática do Abril Verde e ampliar a abordagem na sua empresa. Saiba mais sobre a SIPAT do sesi + saúde aqui

Agora que você já tem as ideias, é só colocá-las em prática. Lembre-se que o SESI/SC pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento dessas atividades. Entre em contato.

Tags

Recentes

1
3
Invista em saúde integral: equilíbrio entre mente e corpo
9 de janeiro de 2024 •

Por Oscar Führ