Compartilhe

faltas injustificadas prevenção vacina

O que a vacinação pode influenciar nas faltas injustificadas dos colaboradores?

Saúde assistencial

Se as faltas injustificadas fazem parte da rotina do seu trabalho, talvez seja a hora de olhar para o cartão de vacinação – inclusive de familiares, como filhos e irmãos mais novos. Isso porque as ausências para cuidar da saúde e dos dependentes estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho.

No caso das doenças evitáveis, esse afastamento pode ser combatido ainda na infância, uma vez que a maior parte das imunizações são feitas ainda nesse período. É o caso da nova vacina pneumocócica 15, BCG, tríplice viral, varicela e muitas outras. Mas você já se perguntou o porquê?

Em geral, as vacinas são aplicadas nesse período porque, após o nascimento, as crianças precisam de um tempo até que tenham o sistema imunológico plenamente fortalecido. Dessa forma, até que essa imunidade seja criada, elas ficam mais suscetíveis a pegar doenças. Se você já vivenciou de perto, sabe que qualquer resfriado afeta os pequeninos de forma mais intensa.

Por esse motivo, com doenças mais graves, como no caso de meningites e pneumonias, não há possibilidade de relaxar. As consequências para crianças que não foram imunizadas adequadamente pode ser grave, oferecendo muitos riscos para a saúde. Mas o que isso tem a ver com as faltas injustificadas no trabalho? Continue a leitura e descubra.

Qual o perfil dos trabalhadores da sua empresa?

Dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que 21,2% dos trabalhadores em empregos formais no Brasil são do setor da indústria. Em Santa Catarina, estima-se que mais de 874 mil trabalhadores são desse setor. Desses, 63% possuem entre 18 e 39 anos, faixa que engloba muitos pais de crianças ainda pequenas e quase integralmente dependentes.

Em relação a sua empresa, quantos trabalhadores possuem filhos? Ao responder essa pergunta, você pode estar mais próximo de compreender a necessidade de falar sobre a importância da vacinação e a relação dela com as faltas.

>>> Leia também: Vacina da gripe para empresas: campanha de 2024 do SESI já está no ar!

Faltas injustificadas no trabalho. Quais os motivos?

Em momentos delicados de doença dos filhos, em que não há possibilidade de ir para creche ou escola, a presença de pais e responsáveis é essencial no acompanhamento a consultas médicas e hospitalização. E apesar das convenções coletivas para que se aceite a justificativa nos períodos que se fazem necessárias, a legislação trabalhista limita o número de faltas anuais justificadas no trabalho para acompanhamento deste familiar (é permitida apenas uma falta abonada por ano para acompanhar filho de até 6 anos de idade). Ou seja, caso o pai ou mãe precise faltar em outros momentos, podem ser consideradas faltas injustificadas.

Além do acompanhamento a familiares, é possível destacar também o afastamento dos próprios trabalhadores por doenças que poderiam ser evitadas por meio da vacinação, como a gripe.

Tempo médio de tratamento de algumas doenças preveníveis com a vacinação

  • Gripe: entre 7 e 10 dias;
  • Meningite bacteriana: entre 7 e 14 dias;
  • Pneumonia: entre 5 a 14 dias;
  • Sarampo: entre 7 e 18 dias;
  • Varicela: entre 14 e 16 dias.

Obs.: esse tempo considera uma média do tratamento clínico (com medicação ou hospitalização) e não leva em conta os casos em que as doenças se agravam.

>>> Leia também: Por que tomar vacinas? Encontre as respostas para essa e outras dúvidas aqui

Vacinas importantes no calendário de imunização infantil

Pneumocócica 15

A vacina Pneumocócica 15 é um novo imunizante presente nas clínicas do SESI que protege contra infecções causadas por 15 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, sendo importante na proteção contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças graves.

O imunizante é recomendado para pessoas a partir dos dois meses e pode ser continuada até mesmo em crianças que começaram com a vacina Pneumocócica 13.

Tríplice viral

Muito importante ao longo da vida, a tríplice viral protege contra três doenças altamente contagiosas: sarampo, caxumba e rubéola. 

Normalmente, a primeira dose é administrada ainda na infância, mas adultos que não tomaram, podem atualizar o cartão de vacinação. O imunizante é essencial para evitar surtos dessas doenças.

Hepatites A e B

As hepatites são doenças que atacam o fígado, podendo evoluir para casos bastante graves. O tipo A é transmitido por água e alimentos contaminados, enquanto o tipo B é transmitido pelo contato com fluidos corporais infectados.

Em ambos os casos, as vacinas se mostram importantes para evitar a contaminação e evolução dos casos.

Vacinas importantes no calendário de imunização adulto

Em caso de não vacinação durante o período da infância, existe a possibilidade de contaminação de diversas doenças até mesmo em adultos. Por esse motivo, recomenda-se uma avaliação do calendário vacinal e a procura de uma clínica de imunizações para a devida atualização.

Febre amarela

A febre-amarela é uma doença grave, transmitida em regiões tropicais por mosquitos Aedes aegypti entre os seres humanos. Ela é uma vacina essencial para quem viaja para áreas endêmicas, podendo ser obrigatória.

Gripe

Como o vírus da gripe passa por mutações frequentes, a vacina também precisa de atualizações. Por esse motivo, é necessária a vacinação da população a cada ano para garantir a proteção contra as principais cepas em circulação.

Ela é recomendada em todas as idades, especialmente para grupos de alto risco, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

O SESI atua na proteção contra doenças evitáveis

Com o objetivo de ampliar a saúde da comunidade e dos trabalhadores – além das empresas –, o SESI realiza um importante trabalho no fornecimento de vacinas.

Por meio delas, é possível aumentar a saúde coletiva e diminuir surtos de doenças perigosas, influenciando até mesmo nos afastamentos do trabalho.

Que tal ampliar a vacinação em seu local de trabalho? Conheça as vacinas disponíveis em nossas clínicas e encontre a mais próxima de você.

Tags