Compartilhe

Lesão por esforço repetitivo

O que é Lesão por Esforço Repetitivo e o que fazer para prevenir?

Segurança e saúde no trabalho

Muitas atividades trabalhistas, sejam elas em escritórios ou em indústrias, consistem na repetição de movimentos, o que pode exigir muito esforço de determinadas partes do corpo e ocasionar alguma Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Para dar mais atenção a esse assunto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de fevereiro como o Dia Mundial de Combate às LER/DORT.

As LER ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são um conjunto de doenças, lesões e síndromes que afetam o sistema musculoesquelético e o sistema nervoso e estão presentes na Classificação Internacional de Doenças (CID). Apesar de parecerem inofensivas – se comparadas com outros tipos de doenças e acidentes ocupacionais –, agem lentamente e escondem um grande perigo por trás. 

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), obtidos pelo Observatório Nacional da Indústria, apontam que entre 2006 e 2019 (período prévio a pandemia de covid-19), as doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo foram responsáveis pelo maior número de afastamentos por doenças do trabalho em todo o Brasil. No período, as lesões nos ombros e sinovites (inflamação na membrana sinovial de grandes articulações) foram as doenças com maior número de afastamentos.

Para saber mais sobre o assunto e como prevenir esse problema, continue a leitura.

Entenda mais sobre o que são as LER e DORT

As LER/Dort são causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho. Segundo a Instrução Normativa do INSS 98/2003, elas ocorrem por uma sobrecarga no sistema osteomuscular e, principalmente, por não possuírem tempo adequado para se recuperar.

Essa sobrecarga ocorre pela repetição das atividades, ou pela permanência prolongada em posições que exigem esforço. Como característica, as LER/Dort tendem a apresentar um conjunto de sintomas, como dor, sensação de formigamento e cansaço excessivo.

A normativa ainda lembra que essas lesões e distúrbios podem levar à incapacidade de trabalhar, seja de forma temporária ou permanente.

Lesão por Esforço Repetitivo: quais doenças ocupacionais podem ser consideradas uma LER?

  • Síndrome do Túnel do Carpo: uma das principais representantes do grupo das LER é esta síndrome. Caracterizada pela dormência e formigamento da mão, punho e antebraço, é causada pela compressão de nervos localizados na região do túnel do carpo, entre a base da mão e o punho. As causas podem ser variadas, mas a repetição de movimentos está entre as principais.
  • Bursites: as bursites consistem em inflamações nas bursas, pequenas bolsas de líquido que ficam sobre as articulações e que tem a função de protegê-las. São causadas pela movimentação excessiva das articulações, gerando dor, inchaço e rigidez. As bursites ocorrem principalmente nos joelhos, ombros, cotovelos e quadris.
  • Tendinites: são inflamações que aparecem nos tendões – região final do músculo que se fixa ao osso –, surgindo principalmente pelo carregamento excessivo de peso. 

Quais trabalhadores correm mais risco de desenvolver alguma LER/Dort?

Todas as profissões oferecem algum risco para o desenvolvimento de alguma lesão por esforço repetitivo. Mas é preciso prestar mais atenção naquelas em que é constante a repetição de movimentos e a exigência maior de esforço para desempenhá-las.

Entre as atividades trabalhistas estão:

  • Operadores de caixas;
  • Montadores de pequenas peças e componentes;
  • Trabalhadores de confecção de calçados;
  • Costureiros;
  • Operadores de máquinas;
  • Eletricistas;
  • Entre outros.

Como evitar o surgimento de LER/Dort?

Assim como em muitas outras doenças, a palavra-chave para evitar o surgimento das LER/Dort é a prevenção. Para isso, diversos instrumentos podem ser adotados na empresa, ou fora dela. Confira alguns deles:

Ergonomia

A ergonomia é um estudo que busca melhorar a relação entre trabalhadores, ambiente e suas atividades, levando em consideração as necessidades do corpo humano. Ela tem como objetivo organizar essa relação para promover maior conforto, segurança e, por consequência, a eficiência.

Na prevenção às LER, a ergonomia exerce um trabalho importante ao prestar orientações sobre o layout dos espaços, a postura exigida para execução das atividades, a utilização de equipamentos e mobiliário que ajudam a diminuir os estresse muscular, entre muitos outros.

>>> Saiba mais: Soluções do sesi + saúde em ergonomia

Ginástica laboral

Durante a execução das atividades trabalhistas, as pausas são de extrema importância para dar o devido descanso ao corpo. Mas para além disso, a ginástica laboral combina um conjunto de exercícios – voltados especificamente para a atividade que está sendo desempenhada –, promovendo o bem-estar e prevenindo o surgimento de doenças ocupacionais como as LER.

Entre os principais benefícios que podem ser percebidos estão a melhoria no fluxo sanguíneo, aumento da mobilidade e flexibilidade, alívio da tensão muscular, aumento da consciência sobre a postura e o estímulo à prática de atividades físicas.

>>> Saiba mais: Conheça a ginástica laboral do sesi + saúde

Prática de atividades físicas

Os benefícios da prática regular de atividades físicas são inúmeros, trazendo melhorias para o corpo e para a mente. Na prevenção às LER não seria diferente.

Ao adicionar os exercícios à rotina, é possível perceber o fortalecimento muscular e aumento da resistência, melhoria na flexibilidade e amplitude de movimentos, redução do estresse, controle do peso corporal e muitos outros.

>>> Saiba mais: Encontre a Academia sesi + saúde mais próxima e confira todas as aulas

Por todos esses motivos, não deixe que as LER/Dort sejam um problema na sua vida ou em sua empresa. Busque soluções assertivas para melhorar o bem-estar e qualidade de vida.

Tags