Medicina do trabalho: saiba o que é e qual a importância para sua empresa
Muitas atividades trabalhistas apresentam riscos que podem colocar a vida dos colaboradores em perigo e, para protegê-los disso, existem as normas regulamentadoras. No caso da medicina do trabalho, a NR-7 estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), responsável por promover ambientes mais saudáveis e estabelecer regras que protegem a saúde dos trabalhadores conforme os riscos previstos no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).
Para as empresas, a medicina do trabalho representa um amplo conjunto de ações que devem ser realizadas para a preservação da saúde dos colaboradores. Já para os trabalhadores, o contato mais “comum” são as consultas com o médico do trabalho, por meio dos exames ocupacionais – como o admissional e demissional.
Ao longo deste texto, falaremos mais sobre a medicina do trabalho, suas atribuições e importância para a sua empresa. Leia na íntegra!
O que é medicina do trabalho?
De modo geral, a medicina do trabalho tem como principal atribuição prevenir doenças ocupacionais. Ou seja, busca eliminar todos os malefícios oriundos do exercício profissional, além de promover o controle dos riscos ambientais (químicos, físicos e biológicos), como:
- Conforto acústico;
- De temperatura;
- Cuidados com a inalação de poeiras e gases;
- Contato com materiais contaminados;
- Entre outros.
Tudo isso deve ser elaborado por um médico do trabalho e previsto pelo PCMSO. Entre suas várias atribuições, cabe a esse programa rastrear agravos à saúde, detectar exposições excessivas a agentes nocivos, definir a aptidão dos empregados para suas funções, auxiliar na implantação e monitoramento das medidas de prevenção, subsidiar o encaminhamento à Previdência Social etc.
>>> Leia também: Norma Regulamentadora 7: tudo o que você precisa saber sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Também faz parte da rotina do médico ocupacional a realização de exames preventivos, com a intenção de avaliar e acompanhar eventuais danos à saúde causados pelas atividades profissionais.
Conheça alguns exames realizados pela medicina do trabalho
Exames periódicos
Os exames periódicos de medicina do trabalho verificam a saúde do profissional e devem ser feitos a cada 2 anos para trabalhadores entre 18 e 45 anos não expostos a riscos.
Menores de idade (no caso de jovens aprendizes) e trabalhadores acima dos 45 anos devem fazer exames anuais. Além desses, os trabalhadores expostos a riscos previstos no PGR ou que possuem doenças crônicas que agravam os riscos, também devem fazer os exames em periodicidade de um ano ou inferior a isso, conforme orientação médica.
Exames admissionais e demissionais
Os exames admissionais e demissionais são feitos por um médico de saúde ocupacional e servem para verificar as condições físicas e mentais do trabalhador no momento da contratação e da demissão.
Por vezes, são exigidos exames adicionais como espirometria (teste de ventilação pulmonar) ou exames de audição, que servem para identificar se o trabalhador teve sua saúde afetada pelo exercício da ocupação.
Quais doenças podem ser apontadas pelos exames ocupacionais?
- Problemas de visão;
- Asma;
- Lesão por esforço repetitivo (LER);
- Dermatose;
- Catarata ocular;
- Antracose pulmonar;
- Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT);
- Silicose;
- Estresse;
- Doenças psicossociais;
- Surdez, podendo variar entre temporária ou definitiva.
Como minha empresa pode garantir mais saúde para os colaboradores?
A medicina do trabalho é essencial na manutenção da vida dos colaboradores. Afinal, é através dela que são feitas as indicações de medidas preventivas para preservar a vida, saúde e integridade dos colaboradores, especialmente em ambientes de trabalho que possuem um grau de risco mais elevado.
Para que a sua empresa promova mais saúde e bem-estar aos colaboradores, existem diversas ações que podem ser adotadas. Isso pode ser feito através da conformidade com a legislação vigente e realização dos programas e laudos obrigatórios, controle de ambientes insalubres – sendo estes relacionados à temperatura, ruído, dificuldade de visão, manejo de itens pesados –, monitoramento dos profissionais que fazem movimentos repetitivos, uso de EPI, entre outros.
Investindo em ações relacionadas à medicina do trabalho, é possível ter um ambiente controlável, com menos riscos aos colaboradores.
Conheça o serviço de Medicina do Trabalho do sesi + saúde
No SESI, os serviços de medicina no trabalho são realizados em conformidade com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelecido pela NR-7. Por meio deles, é possível realizar uma análise clínica do colaborador, visando a aptidão para executar as devidas funções. Entre eles estão:
- Exames admissionais;
- Exames periódicos;
- Exames demissionais;
- Exames de mudança de risco ocupacional (mudança de função);
- Exames de retorno ao trabalho;
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);
- Exames complementares.
Recentes
Por Oscar Führ
Por Oscar Führ
Por Oscar Führ
Por Oscar Führ