Compartilhe

plataforma de trabalho em altura e trabalho em espaço confinado

Trabalho em altura e em espaço confinado: plataforma de treinamentos do SESI se destaca

Segurança e saúde no trabalho

Você sabia que todos os profissionais que realizam trabalho em altura ou em espaços confinados precisam fazer cursos de normas regulamentadoras (NRs)? Os cursos de NR-35 e de NR-33, respectivamente, têm o objetivo de capacitar esses trabalhadores para conseguirem reconhecer, avaliar e executar medidas de proteção nessas atividades e evitar acidentes.

Em ambos os cursos, a legislação exige a realização de aulas teóricas, na qual são apresentados conceitos técnicos e jurídicos essenciais para a execução do trabalho, e aulas práticas, possibilitando a vivência prévia das atividades e equipamentos que farão parte da rotina trabalhista.

No SESI/SC, os cursos de NRs seguem uma metodologia de educação profissional que promove a autonomia dos trabalhadores na busca pela resolução de problemas e, com isso, a redução ao máximo dos riscos de acidentes. Mas para que isso seja feito de forma adequada, além de instrutores capacitados e um conteúdo programático que contempla todas as necessidades, o SESI busca também a melhoria de suas estruturas físicas.

Neste texto vamos falar mais sobre as NRs 33 e 35, de trabalho em espaços confinados e em altura, bem como sobre uma nova plataforma de treinamentos inaugurada na cidade de Itajaí/SC. Continue a leitura e saiba mais!

NR-35: quando é considerado um trabalho em altura?

A norma regulamentadora 35 estabelece que todo trabalho com diferença de nível acima de dois metros do nível inferior – e que possua risco de queda – deve ser considerado um trabalho em altura, seguindo as medidas de prevenção e requisitos para a prevenção de acidentes.

Um dos setores que se destaca no trabalho em altura é o de construção civil, significativo na região da Foz do Rio Itajaí, região que conta com algumas das mais altas construções do Brasil.

Por esse e outros motivos, a realização de cursos de NR-35 se evidencia como essencial na região. Entre os anos de 2018 e 2022, o estado de Santa Catarina registrou, segundo dados do Observatório da FIESC, 6.201 acidentes com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Somente na região da Foz do Rio Itajaí, esse número chega a 1.217 durante o mesmo período.

Leia também:

Segurança do trabalho na construção civil: conheça a NR-18 e outras normas

Obra + Segura: o programa que ajuda a prevenir acidentes na construção civil

NR-33: o que é o trabalho em espaço confinado?

A norma regulamentadora 33 estabelece as diretrizes e os critérios para o gerenciamento de riscos em espaços confinados. A norma os caracteriza como ambientes não projetados para a ocupação humana contínua, com acessos de entrada e saída limitados e que possam ter atmosfera perigosa, como presença de contaminantes, ser caracterizado como explosivo e possuir deficiência em oxigênio.

Entre as atividades que podem ser desenvolvidas em espaços confinados estão obras de construção civil, operações de salvamento e resgate, manutenção de equipamentos ou reservatórios, serviços portuários e navais, entre outros.

Apesar de poder estar relacionado a outros motivos, o comprometimento do sistema respiratório é um dos problemas que surgem pela falta de segurança nesses ambientes. Em Santa Catarina, entre 2018 e 2022, 153 acidentes com CAT foram registrados, segundo dados levantados pelo Observatório da FIESC.

SESI inaugura plataforma de NR-35 e NR-33 na unidade da Foz do Rio Itajaí

A região da Foz do Rio Itajaí, que engloba cidades como Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Brusque, destaca-se pelo grande número de trabalhadores que atuam em atividades que envolvem riscos relacionados ao trabalho em altura e ao trabalho em espaços confinados. A área portuária e a de construção civil, por exemplo, de grande relevância na região, exigem desses profissionais a realização de cursos de NRs 33 e 35.

Pensando nisso, o SESI construiu uma plataforma que foi pensada e projetada para que os trabalhadores recebam a capacitação legalmente prevista da melhor forma possível, simulando cenários que eles poderão encontrar nas atividades laborais. Por meio da plataforma, que conta com cadeira suspensa, andaime, pontos de ancoragem e escadas, o instrutor terá condições de simular junto ao trabalhador todos os riscos que poderão ser vivenciados na execução do trabalho e oferecer os melhores métodos para preveni-los.

No vídeo abaixo, a Coordenadora de Saúde e Segurança do SESI Itajaí, Fernanda Retzem, fala mais sobre as normas e a plataforma inaugurada:

Quer conhecer mais sobre os cursos de NR-33 e NR-35 do sesi + saúde? Clique aqui e acesse nossa página.

Tags