Compartilhe

dicas de verão

Dicas de verão: cuidados com a saúde que você não pode esquecer 

Promoção da saúde nas empresas

Com a chegada dos dias quentes, as dicas de verão são sempre bem-vindas. Primeiro, porque é um momento em que as pessoas tendem a sair mais de casa e ficam mais expostas ao sol, por exemplo. Além disso, esse é um período comum para as férias – seja do trabalho ou escolares –, no qual famílias inteiras aproveitam para fazer programações juntos e que não podem ser feitas em outras épocas do ano.

Considerando tudo o que o verão envolve, é impossível deixar os cuidados com a saúde de lado. Neste texto, vamos trazer algumas dicas importantes para você adotar durante a estação.

Hidratação e a prática de atividades físicas

Um dos principais problemas de saúde que dá as caras durante o verão é a desidratação. Com os dias mais quentes, nosso corpo tende a perder mais água pelo suor, exigindo uma reposição maior deste líquido.

Entre alguns sintomas da desidratação estão a dor de cabeça, tontura, fraqueza e sonolência.

Para repor água no organismo, especialistas recomendam que seja ingerido, diariamente, uma média de 35 ml de água por quilo de peso corporal, sendo essa uma das principais dicas de verão. Ou seja, uma pessoa com 75 kg, deve consumir 2,62 litros de água por dia.

Durante os dias quentes, é comum que a prática de exercícios físicos se torne mais frequente, inclusive entre aqueles que não costumam fazer atividades regulares durante o ano. Seja para um passeio de bicicleta, caminhadas no parque ou brincadeiras com as crianças, o movimento estimula ainda mais a perda de água corporal.

Para isso, além de aumentar a ingestão de água, é preciso adotar outros cuidados, como evitar a exposição solar nos horários de pico, uso de boné, óculos escuros e protetor solar, e uso de roupas mais leves.

>>> Leia também: Benefícios de fazer academia: Para sua saúde e seu corpo

Dicas de verão alimentação saudável

Dicas de verão no cuidado com a alimentação

Além do consumo de água, muitos alimentos podem auxiliar na hidratação do organismo, sendo as frutas, legumes e verduras os principais representantes deste grupo. Conhecer os vegetais da estação é uma ótima maneira de incluí-los no cardápio.

No verão, melancia, melão, uva e abacaxi são ótimas opções.

Para além da hidratação, é importante lembrar também que o calor pode influenciar na digestão e, por isso, o consumo de alimentos pesados podem gerar mal-estar. Opte por alimentos leves, como os in natura.

>>> Leia também: Emagrecimento saudável: saiba como perder peso com saúde

Dicas de verão protetor solar

Dezembro laranja: dicas de verão nos cuidados com a pele e prevenção ao câncer

Como dito anteriormente, o calor do verão estimula que as pessoas saiam de casa e, por consequência, se exponham mais ao sol. Contudo, a alta exposição aos raios solares pode provocar problemas graves.

No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o mais comum em números gerais, sendo provocado principalmente em áreas do corpo mais expostas ao sol. Além dessa doença, o sol também provoca o envelhecimento do órgão, aumentando o surgimento de manchas e o ressecamento. 

Por esse motivo, é essencial o uso de protetor solar e outras ferramentas para bloquear seus efeitos, como óculos escuros e chapéus. É importante destacar também que o banho de mar e de piscina, bem como o suor, podem ser responsáveis pela remoção do protetor. Nessas circunstâncias, a reposição do produto é ainda mais imprescindível.

Outro ponto de atenção é para pessoas de pele e olhos mais claros, que precisam redobrar os cuidados, evitando ao máximo a exposição solar em horários de pico.

Por fim, é importante destacar que mesmo na sombra ou sob nuvens, os raios ultravioleta podem trazer prejuízos à pele.

Aproveite as férias escolares para colocar a saúde em dia

Para além das atividades de lazer proporcionadas pelo verão, o tempo livre das férias também permite que outras atividades possam ser realizadas. Entre elas, está a atualização do cartão de vacinas.

Então se você ainda não havia colocado isso nos seus planos, talvez essa seja uma ótima dica de verão.

O cuidado também se estende aos pequenos. Além de levá-los para se imunizar, o período também é uma boa oportunidade para procurar um dentista e colocar a saúde bucal em dia.

O verão só começa oficialmente no dia 22 de dezembro, mas como os dias quentes já começam a dar as caras, os cuidados devem ser adotados desde já. Não deixe que o período de final e início de ano sejam surpreendidos com problemas de saúde. As medidas preventivas serão as suas melhores amigas durante a estação.

Tags

Recentes

1
3
Invista em saúde integral: equilíbrio entre mente e corpo
9 de janeiro de 2024 •

Por Oscar Führ